Os filmes de terror que marcaram os anos 2000

Década foi responsável pelo lançamento de muitas franquias originais

11/09/2020 16h10

Por Thamires Viana

A década de 2000 pode até não ser tão nostálgica quanto aos anos 80 e 90, mas ela trouxe diversos lançamentos memoráveis para as telas do cinema. Foi entre os anos de 2000 e 2010 que o gênero do terror apresentou novas franquias originais e bombou as bilheterias com criatividade e irreverência.

Seja com histórias sobrenaturais ou com assassinos em série, não dá para negar que os títulos que estrearam na década de 2000 conquistaram um lugar nos nossos corações.

Relembre:

1 - Os Outros (2001)

Suspense de arrepiar a espinha estrelado por Nicole Kidman? Temos! O filme dirigido por Alejandro Amenábar e ambientado nos anos 40 conquistou o coração do público ao abordar a história de Grace, uma mulher que mora com os dois filhos em uma casa isolada na costa inglesa enquanto seu marido está na guerra. Sofrendo de uma doença rara, as criancas não podem receber a luz do dia diretamente, o que deixa a penumbra do longa ainda mais sinistra. Com um plot twist de explodir a cabeça, o longa entrou para a lista de um dos mais memoráveis da década.

2 - Premonição (2000)

A década começou com a estreia de uma das franquias mais queridas pelo público. Trazendo cenas de tirar o fôlego, o primeiro filme se tornou emblemático pela criatividade e, muitas vezes, pela irreverência na hora de abordar sua história cheia de complexidade. A trama dirigida por James Wong acompanha Alex Browning, um jovem rapaz que sente um terrível pressentimento ao embarcar em um avião para Paris. Contrariando seu grupo de amigos, ele desiste de viajar, mas passa a desafiar a morte com suas premonições.

3 - Jogos Mortais (2004)

Horror de sobra e muitas passagens que causam agonia marcam o início dessa amada franquia. O primeiro longa já começa mostrando para o que veio: desgraçar a nossa cabeça. Quase em um jogo insano, uma vítima tem que matar a outra para sobreviver, cortar a própria perna e encarar um morto no chão. Mas isso não é nada perto da revelação que Jigsaw, o grande vilão da história, faz no final. Dirigido por James Wan, um dos maiores nomes do terror, o filme foi um sucesso de público e de crítica, principalmente por ter tido um baixo orçamento na produção. Com oito filmes, a franquia é até hoje uma das mais cultuadas pelos fãs do gênero. 

4 - O Chamado (2002)

Quem não ficou com medo de receber uma ligação logo após assistir ao filme, não viveu direito os anos 2000! Recheado de horror e centrado em uma entidade maligna, a produção gerou um verdadeiro buzz no seu ano de estreia. A história foi adaptada do terror japonês Ringu, lançado em 1998, e segue a investigação de quatro mortes relacionadas a um determinado vídeo. Cada um que assiste a uma fita VHS recebe um telefonema avisando que viverá apenas mais sete dias, e é quando uma jornalista tenta descobrir o que pode estar por trás dessa onda de assassinatos.

5 - Atividade Paranormal (2007)

Pseudodocumentário, ou seja, filmes em que os protagonistas usam câmera de mão para dar a impressão de um documentário, já não era novidade no gênero - alô A Bruxa De Blair - porém, a forma como o diretor Oren Peli introduz suas cenas mais delicadas é de fato uma inovação! Na história, Micah e Katie formam um jovem casal que se muda para uma casa, na qual fenômenos inexplicáveis são presenciados. Eles, então, resolvem filmar tudo à noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que atividades paranormais normalmente acontecem com mais frequência. Esse é um dos títulos que mais se destacou na década por ter tido um orçamento de apenas US$ 14 mil dólares e ter faturado mais de US$ 190 mil nas bilheterias. 

6 - Madrugada Dos Mortos (2004)

Zumbis famintos cercando um shopping e deixando as pessoas completamente em pânico é, de fato, uma história daquelas! O filme é uma refilmagem de Despertar Dos Mortos, longa de 1978 digirido por George A. Romero, e não decepciona ao trazer um novo estilo para o clássico. E você sabe quem são as mentes criativas por trás desse remake? James Gunn no roteiro e Zack Snyder na direção! Pois é, já dá para ver que qualidade tem de sobra por aqui. Mantendo a mesma trama do anterior, o diretor arrisca ao inserir um tom de adrenalina no longa, deixando a história ainda mais assustadora e alucinante. 

Veja também: 

Os filmes de terror que marcaram os anos 80

Os filmes de terror que marcaram os anos 90

TOP 6: Os clássicos do terror

Filmes de terror inspirados em histórias reais

Terror em família: Filmes em que o mal está dentro de casa

Saiba como estão os pequenos que amedrontaram o público nas telonas

Os seis filmes de terror mais apavorantes disponíveis no streaming


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus