Os filmes de terror que marcaram os anos 80

Clássicos oitentistas trouxeram inovação ao amado gênero

20/08/2020 14h45

Por Thamires Viana

Você pode ter nascido antes ou depois dela, mas certamente sabe que a década de 80 se tornou uma das mais nostálgicas e revolucionárias na história do cinema por trazer às telonas técnicas inovadoras e estética inconfundível. No terror não foi diferente, já que a indústria buscava trazer um novo olhar para um dos gêneros mais cultuados entre os cinéfilos e, claro, acertou em cheio.

Muitos filmes são lembrados até os dias atuais por suas referências e uso de elementos marcantes, e alguns chegaram até a ganhar remakes e homenagens no mundo do cinema. Seja com histórias sobrenaturais ou com assassinos em série, não dá para negar que os clássicos que marcaram os anos 80 conquistaram um lugar nos nossos corações.

Relembre seis filmes de terror que marcaram a década de 80:

1 - O Iluminado (1980)

O clássico literário de Stephen King foi adaptado para os cinemas em 1980 por Stanley Kubrick, diretor que sabia exatamente como trazer técnicas visuais impressionantes para seus filmes. O longa estrelado por Jack Nicholson se tornou memorável por acompanhar uma história sinistra e trazer elementos que marcaram a produção, além de uma fotografia impecável e até moderna para época. Na trama, Jack Torrance é contratado como caseiro do isolado Hotel Overlook. Ela se muda para lá com a mulher e o filho, mas o isolamento contínuo começa causar distúrbios mentais em Jack, que se torna agressivo e perigoso.

2 - Uma Noite Alucinante: A Morte Do Demônio (1981)

Um dos filmes mais intensos da década acabou se tornando um dos grandes representantes cult do gênero. Feito com um baixo orçamento - cerca de 90 mil dólares - o longa abusou da estética visual com muito sangue cenográfico e cenários assustadores como cabanas e florestas. Sam Raimi, o diretor, afirmou que as filmagens eram divertidas devido aos erros que os principiantes cometiam na época. Na trama, cinco amigos vão passar o final de semana em uma casa isolada e encontram um livro velho que, após aberto e lido, acaba despertando demônios. 

3 - Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Envolver crianças na história é algo que o terror gosta, né? O longa de Tobe Hooper teve roteiro assinado por Steve Spielberg e conquistou o coração do público e da crítica especializada na época. Usando técnicas visuais e trilha sonora inconfundíveis, o filme é considerado por muitos um clássico moderno do gênero e inovou a forma de apresentar tramas fantasmagóricas. Vale lembrar também que, coincidentemente ou não, ele passou a ser considerado um filme amaldiçoado devido à morte de pessoas associadas ao filme, incluindo a atriz mirim Heather Michele O'Rourke. Na trama, uma família é visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos. Com o tempo, aterrorizam cada vez, até que capturam a caçula, levando-a para outra dimensão. 

4 - Sexta-feira 13 (1980)

Dez entre dez pessoas pensam nesse clássico durante uma sexta-feira que cai em um dia 13. É que o filme marcou o subgênero slasher na década e até hoje é culturado pelo público. Seguindo os passos de O Massacre Da Serra Elétrica e Halloween: A Noite Do Terror (1978), o terror trouxe ainda mais pavor às telonas e deu início a uma extensa série de filmes que se estende até os dias atuais. Na história, o garoto Jason morreu afogado no acampamento Crystal Lake em 1957. No ano seguinte, um casal de adolescentes fugiu para o acampamento para passar uma noite romântica, mas acabaram sendo assassinados a facadas. Em 1979, o acampamento é reaberto, apesar de sua história sangrenta, e seus novos monitores começam a ser assassinados um a um.

5 - A Hora Do Pesadelo (1984)

O filme de Wes Craven trouxe um impacto diferente para o terror oitentista, principalmente por trabalhar uma história que vai além dos jumpscare que estamos acostumados, além de dar início a uma série de sucesso que conta com sete filmes lançados no período de dez anos (1984 - 1994). O slasher marcou uma geração de adolescentes ao abordar a história de quatro amigos que começam a ter pesadelos com uma criatura assustadora que usa uma luva com lâminas nos dedos. Quando um deles morre, os outros acreditam que se Freddy Krueger, a tal criatura, os matam em seus sonhos, eles também morrem na vida real.

6 - Brinquedo Assassino (1988)

Antes de Annabelle pensar em chegar aos cinemas, outro boneco apavorante já fazia sua fama nas telonas. Chucky chegou no final dos anos 80 com uma pegada ainda mais inovadora: o famoso terrir, filmes com estética de terror mas que no fundo nos arranca boas gargalhadas. Matando sem dó, nem piedade, o boneco não só marcou os cinemas, como também o mercado de brinquedos que chegou a produzir exemplares do personagem. Dirigido por Tom Holland, o filme segue a história de um serial killer que é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. 

Veja também: 

TOP 6: Os clássicos do terror

Filmes de terror inspirados em histórias reais

Terror em família: Filmes em que o mal está dentro de casa

Saiba como estão os pequenos que amedrontaram o público nas telonas

Os seis filmes de terror mais apavorantes disponíveis no streaming


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus