Os filmes de terror que marcaram os anos 90

Clássicos da década trouxeram técnicas e irreverência ao gênero

28/08/2020 19h50 (Atualizado em 16/11/2020 13h36)

Por Thamires Viana

Para quem tem quase 30 anos ou mais, sabe que a década de 90 foi uma das mais emblemáticas de todos os tempos. Visuais diferentes, discmans e fitas VHS faziam a cabeça dos jovens naquela época. Os anos 90 marcaram também as produções de grandes clássicos cinematográficos, principalmente do terror, que trouxe uma leva de filmes slashes e sobrenaturais lembrados até hoje pelo público.

Seja com histórias sobrenaturais ou com assassinos em série, não dá para negar que os clássicos que marcaram os anos 90 conquistaram um lugar nos nossos corações.

Relembre seis clássicos do terror 90's:

1 - Pânico (1996)

Uma máscara que ultrapassou as telas e virou um símbolo do terror em muitas festas de halloween! O longa lançado em 1996 deu início à franquia de sucesso, que conta atualmente com cinco filmes, e marcou o subgênero slasher. Na trama, um serial killer psicopata está à caça de um grupo de adolescentes. Um deles torna-se alvo do assassino que matou uma de suas colegas, enquanto uma repórter decide descobrir a verdade. Nomes como Courteney Cox, Drew Barrymore e David Arquette estrelam o longa de Wes Craven.

2 - A Bruxa De Blair (1999)

Nove entre dez adolescentes dos anos 90 foram correndo aos cinemas conferir um dos filmes mais intensos da década. Utilizando a técnica de pseudodocumentário, ou seja, aquela em que os personagens usam uma câmera de mão para dar a impressão de que as cenas são reais, o filme marcou o gênero por diferenciar na hora de apavorar o público, deixando de lado jumpscares característicos. Na história, três jovens estudantes de cinema decidem fazer um documentário sobre a bruxa de Blair, que, segundo uma lenda local, teria matado crianças na década de 40. Depois de entrar na mata para fazer o filme, os estudantes nunca mais foram vistos, mas seus equipamentos são encontrados um ano depois.

3 - O Sexto Sentido (1999)

Terror e crianças formam uma dupla de arrepiar. E no clássico dirigido por M. Night Shyamalan isso não foi diferente. O filme trouxe ao cinema não só frases emblemáticas do garotinho que via gente morta, mas também plot twists que quebraram a nossa cabeça. Além disso, a forma como o roteiro cria camadas para contar essa história deixa o filme ainda mais impactante no final. A trama estrelada por Haley Joel Osment e Bruce Willis acompanha Cole Sear, um garoto que consegue ver espíritos e é enviado ao psicólogo infantil Malcolm Crowe para descobrir a origem do distúrbio.

4 - Lenda Urbana (1998)

Outro slasher que marcou a década é baseado lendas urbanas, contos contemporâneos com um toque místico e macabro que ninguém sabe de onde surgem, mas que ganham vida própria e nos apavoram, sabe? No filme de Jamie Blanks lançado em 1998, uma série de assassinatos assolam uma pequena cidade e o fato acaba reunindo um grupo de amigos que tentam desvendar o caso. E segura esse easter egg aí: o filme conta com a participação de Robert Englund, o Freddy Krueger da série A Hora Do Pesadelo (1984)

5 - O Silêncio Dos Inocentes (1991)

Histórias de serial killers não faltam, mas vamos combinar que esse aqui é um dos mais clássicos do gênero. Contando a história de Hannibal Lecter, o longa estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins utiliza do terror psicológico para envolver o público na trama e, claro, acerta. No filme, Clarice Starling é uma agente novata do FBI que procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra canibal. 

6 - Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1997)

O longa estrelado por Jennifer Love Hewitt não marcou só a década, como virou até tema de sátira na comédia Todo Mundo Em Pânico em 2000. Com muito suspense envolvido na trama, ele ganhou às telonas apresentando uma história curiosa e apavorante ao mesmo tempo, mesclando vários elementos do terror para amedrontar o público. O filme é ambientado em uma pequena cidade costeira onde quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das consequências do acidente, decidem se livrar do corpo. No entanto, um ano depois do ocorrido, um dos jovens recebe um bilhete e mortes passam a acontecer.

Veja também: 

Os filmes de terror que marcaram os anos 80

TOP 6: Os clássicos do terror

Filmes de terror inspirados em histórias reais

Terror em família: Filmes em que o mal está dentro de casa

Saiba como estão os pequenos que amedrontaram o público nas telonas

Os seis filmes de terror mais apavorantes disponíveis no streaming


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus