cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Os Goonies, o clássico que amamos recordar

    Relembre o longa com curiosidades e um antes e depois do elenco
    Por Thamires Viana
    12/12/2020 - Atualizado há 24 dias

    Um dos maiores clássicos dos anos 80 nos cinemas é, sem dúvidas, Os Goonies, filme lançado em 1985.

    Com uma história de Steven Spielberg, roteirizada por Chris Columbus e dirigida por Richard Donner, o filme se tornou um dos mais amados pelo público naquela década e, até hoje, permanece intacto em nossos corações!

    Para relembrar esse grande sucesso, reunimos informações, curiosidades e um antes e depois dos personagens principais de Os Goonies.

    Trama

    Ameaçados de serem despejados, dois irmãos resolvem seguir um misterioso mapa do tesouro para conseguir saldar as dívidas da família. Para essa empreitada, os garotos contam com uma turma de amigos, os Goonies, e alguns penetras. Juntos, eles passarão por inúmeros obstáculos e armadilhas feitos pelo pirata Willie Caolho e sua tripulação. Não bastando, a turma terá uma família de bandidos no seu encalço.

    Curiosidades

    1. Mãeee!

    O ator Sean Astin, que interpretou o personagem Mikey, revelou que pediu a produção para ficar com o mapa do tesouro usado no filme. Vários anos depois, sua mãe o descobriu durante uma arrumação, pensou que fosse apenas um pedaço de papel amassado e jogou-o no lixo!

    2. Anota na agenda

    O dia 7 de junho foi declarado oficialmente o "Dia do Goonies" pelo prefeito de Astoria, local onde o filme foi filmado, durante a comemoração do 25º aniversário do filme em 2010. 

    3. Discreto

    Em uma das cenas do longa, enquanto pedras estão caindo do teto da caverna, o ator Ke Huy Quan, o Dado da trama, grita "Pu** mer**!" Ele disse que soletrou o palavrão porque sua mãe o fez prometer que não usaria palavrões no filme.

    4. Espontâneo

    O elenco não teve permissão para ver o navio pirata antes de a cena ser filmada, já que o diretor Richard Donner queria captar suas reações espontâneas com o tamanho e a extensão da embarcação. Quando eles viram, Josh Brolin ficou tão surpreso que exclamou um palavrão altíssimo! A cena teve que ser filmada novamente.

    5. Que trabalhão!

    A maquiagem de John Matuszak para viver Sloth levava em média 5 horas para ficar pronta. Um dos olhos era movido mecanicamente por controle remoto, então a produção fazia uma contagem regressiva e o ator piscava o outro olho em sincronização. O elenco foi instruído a não molhá-lo em cenas fora do navio pirata mas, infelizmente, ele se molhou e atrasou as filmagens por um dia inteiro.

    Continua após o anúncio

    Antes e depois

    Josh Brolin (Brand)

    Montagem - Os Goonies 1

    O ator interpretou o jovem Brand na trama e, se você conhece um pouco sobre o universo Marvel, já deve saber que ele se tornou um vilão bem malvado nos cinemas. Brolin continuou sua carreira brilhantemente fazendo filmes de grande sucesso, como Onde Os Fracos Não Têm Vez, Bravura Indômita e Mib - Homens De Preto 3. Seu personagem mais atual nas telonas é como Thanos em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato.

    Corey Feldman (Bocão)

    Montagem - Os Goonies 2
    Continua após o anúncio

    Depois de Os Goonies, o ator não parou de trabalhar tendo atuado no filme Assassinatos para Iniciantes (2004) e na série As Tartarugas Ninja (2014), mas nenhum trabalho chegou perto do sucesso de seu personagem Bocão, responsável pelas melhores piadas do longa e por enganar Rosalita, a empregada da família Walsh.

    Sean Astin (Mikey)

    Montagem - Os Goonies 3

    Depois do sucesso do longa, Astin continuou em atividade no mundo do entretenimento, fazendo filmes e dublando personagens de videogame. Na trilogia O Senhor Dos Anéis, ele atuou com um grande papel sendo Sam, o amigo de Frodo. Ele também foi o Bob, um dos personagens mais queridos da série Stranger Things.

    Jeff Cohen (Chunk)

    Montagem - Os Goonies 4
    Continua após o anúncio

    Um dos personagens mais populares do filme, Chunk deixou a vida de ator e hoje é advogado. Ele até chegou a dublar algumas séries como Scooby-Doo e a Escola Assombrada e Popeye e Filho, mas se ausentou das telas.

    Ke Huy Quan (Dado)

    Montagem - Os Goonies 5

    O gênio da turma também é famoso por ter atuado em Indiana Jones E O Templo Da Perdição ("Very funny, Dr. Jones!"), além do primeiro filme dos X-Men, em 2000, como assistente de coreografia das lutas.

    Martha Plimpton (Stef) 

    Montagem - Os Goonies 7
    Continua após o anúncio

    Após Os Goonies, a atriz não parou de atuar. Só para citar seus trabalhos mais recentes, ela interpretou a xerife Ann Mathis na série Fringe, Edie Weitz na série Como Vencer na América e a Dra. Sharon Fulton em Lista Negra.

    John Matuszack (Sloth)

    Montagem - Os Goonies 6

    O ídolo do futebol americano eternizou um dos personagens mais memoráveis dos anos 80. Em 1981, após ajudar os Raiders a ganhar dois Super Bowls, Matuszack anunciou sua aposentadoria, seguiu a carreira de ator e viveu o Sloth no longa. Infelizmente, ele morreu em 17 de junho de 1989, aos 38 anos de idade.

    Robert Davi (Jake Fratelli)

    Montagem - Os Goonies 7
    Continua após o anúncio

    O mais assustador dos irmãos Fratelli continuou em Hollywood. Ele atuou em The Iceman, fez a voz de Franz Sanchez, personagem do videogame 007 Legends e está no elenco de Under the Dark, longa previsto para 2021.

    Joe Pantoliano (Francis Fratelli)

    Montagem - Os Goonies 8

    O ator continuou na carreira e tem vários filmes de sucesso em seu currículo. Talvez os maiores sejam Matrix, onde interpretou o vilão Cypher, Bad Boys 1, 2 e 3, no papel de Capitão Howard e Percy Jackson E O Ladrão De Raios, onde faz Gabe Ugliano, padrasto do personagem principal.

    Willie Caolho

    Montagem - Os Goonies 9
    Continua após o anúncio

    Depois do filme, Willie fez uma pontinha em A Múmia e também atuou como figurante em Piratas Do Caribe - A Maldição Do Pérola Negra. Desde 1985, sua aparência física não mudou muito e ele ainda é reconhecido pelos fãs.

    Cenas marcantes

    Produção

    Os Goonies foi dirigido por Richard Donner e escrito por Chris Columbus em parceria com Steven Spielberg, que também foi um dos produtores. O longa ainda traz no elenco nomes como Kerri Green, Anne Ramsey, Lupe Ontiveros, Mary Ellen Trainor, Keith Walker e Curt Hanson. 

    Onde ver

    Se você quiser matar a saudade dessa turma, Os Goonies está disponível para aluguel e compra nos serviços AppleTV, Microsoft Play e GooglePlay.

    Continua após o anúncio

    Veja também: