cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OSCAR 2008: Brasil está mais perto da indicação

    Por Da Redação
    16/01/2008

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou ontem (15) as nove produções estrangeiras que podem concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

    Com a divulgação desta lista prévia, os brasileiros já têm motivos para comemorar: a produção nacional escolhida para representar o país junto ao prêmio mais prestigiado de Hollywood está lá. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, é um dos nove trabalhos finalistas na categoria. Detalhe: o drama é o único representante de um país latino-americano.

    Da Áustria, temos The Counterfeiters, dirigido por Stefan Ruzowitzky. A Era da Inocência é o representante do Canadá. O longa, que estréia no Brasil em 1º de fevereiro, é dirigido por Denys Arcand, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 2004 por As Invasões Bárbaras. O israelense Beaufort, de Joseph Cedar, está entre os finalistas, assim como a produção italiana A Desconhecida, de Giuseppe Tornatore (em cartaz no Brasil). Katyn, de Andrzej Wajda, é o representante da Polônia; da Rússia, 12, de Nikita Mikhalkov, também foi selecionado; The Trap, de Srdan Golubovic, é o filme da Sérvia presente na lista. A surpresa é a presença de uma produção do Cazaquistão, Mongol, de Sergei Bodrov.

    Junto ao anúncio da nova lista, a Academia divulgou uma importante mudança no processo seletivo dos filmes estrangeiros. Na primeira, os membros selecionam os nove filmes de 60 previamente inscritos pelos países. Na segunda, ainda em andamento, apenas dez membros assistirão à produções para, finalmente, divulgarem a lista com os cinco indicados ao Oscar de Filme Estrangeiro, que serão anunciados na próxima terça-feira (22).