OSCAR 2010: Penélope Cruz anuncia o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante
Começou a 82ª edição do Oscar 2010. Neil Patrick Harris apareceu no palco, dançando e cantando, antecedendo a aparição de Steve Martin e Alec Baldwin, os dois host da cerimônia. Os dois desceram de uma plataforma em referência a uma cena de Os Produtores, de Mel Brooks.
As piadas começaram com Meryl Streep que, nesta edição, concorre pela 16 vez, a atriz mais indicada ou a "mais perdedora de todos os Oscars." Também não faltaram tiradas com Helen Mirren, que concorre por The Last Station. "Lá está a danada Helen Mirren". "Steve, é a DAMA Mirren".
Não faltaram também gozações com a superprodução Avatar, de James Cameron. A dupla colocou óculos 3D para achá-lo na plateia e falaram que sua ex-esposa Kathryn Bigelow lhe mandou uma cesta de presente com um cronômetro.
Pouco depois, anunciaram a primeira apresentadora da noite. Penélope Cruz, indicada a Atriz Coadjuvante por Nine, entrou no palco para anunciar o vencedor da categoria de Melhor Ator Coadjuvante. E o vencedor foi Christoph Walts, por Bastardos Inglórios. Ele já havia ganhado no Bafta, no Globo de Ouro e em Cannes, na mesma categoria.