cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OSCAR 2011: Arte nas ruas de Los Angeles promove Exit Through the Gift Shop

    Imagem mostra o diretor do documentário, Banksy, como a estatueta do Oscar.
    Por Da Redação
    02/02/2011

    Enquanto outros filmes indicados ao Oscar fazem extensos programas de divulgação, surgiu nas ruas de Los Angeles uma arte que coloca o artista de rua Banksy, indicado à premiação por seu documentário Exit Through The Gift Shop, como se fosse a própria estatueta, cercado por Stormtroopers, de Star Wars.

    É incerto se foi o próprio artista britânico que realizou este trabalho. Mas, levando em conta que nem mesmo uma assessoria o enigmático Banksy possui, esta é provavelmente a única e melhor maneira de promover seu documentário.

    O artista, ao saber de sua indicação, deu uma resposta bem característica. “Esta é uma grande surpresa. Eu não concordo com o conceito de cerimônias de premiação, mas estou preparado para fazer uma exceção àquelas em que sou indicado”, afirmou. “A última vez que um homem nu coberto de ouro esteve na minha casa era eu mesmo”, brincou.

    Em uma abordagem diferenciada, Exit Through the Gift Shop mostra o mundo dos artistas de rua, incluindo personalidades como Shepard Fairey, responsável pela famosa imagem "Esperança", da campanha de Barack Obama. Todos os acontecimentos são vistos pela ótica de Thierry Guetta, incialmente um cinegrafista que depois se torna também um artista, sob o pseudônimo Mr. Brainwash.

    Uma das principais características de Banksy é que sua identidade permanece desconhecida, mesmo após tantos anos de trabalho. No documentário, ele aparece usando máscara e sua voz é alterada. O artista  afirmou que iria à premiação, mas é difícil imaginar a Academia, tradicionalmente conservadora, entregando um prêmio a alguém que é considerado um criminoso em diversos países e não revela a ninguém sua verdadeira identidade.

    O documentário de Banksy concorre com Trabalho Interno, Gasland, Restrepo e a co-produção Brasil-Reino Unido Lixo Extraordinário, na cerimônia do Oscar que será realizada dia 27 de fevereiro de 2011.