cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OSCAR 2011: Cinco filmes serão nomeados para Efeitos Visuais

    Por Da Redação
    08/07/2010

    Como cada vez mais os efeitos visuais estão sendo utilizados em filmes e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que irá nomear cinco filmes, no lugar de três, para a categoria Efeitos Visuais do Oscar.

    A nova regra foi anunciada, nesta quinta-feira (8/7), ao lado de algumas alterações para a área de animação. As mudanças serão aplicadas para a 83ª edição da cerimônia, marcada para 27 de fevereiro de 2011.

    O comitê organizador do evento altera a cada ano as regras que regem a premiação. Este ano (2010), a principal mudança foi a alteração da quantidade de produções nomeadas para a categoria de Efeitos Visuais, que vigora desde 1996.

    E mais uma mudança foi anunciada. Os filmes de animação de média-metragem, com duração maior que 40 minutos, porém inferior a 70 minutos, serão nomeados na categoria Melhor Animação.

    A nova regra diz que para ser uma animação o movimento e as performances dos personagens devem ser criados usando a técnica de quadro por quadro (stop motion). Motion capture (capturar a posição e/ ou orientação de objetos reais por meio de processos óticos ou magnéticos, inseri-los e mapeá-los nos modelos 3D dos objetos no computador), por si só, não é considerada uma técnica de animação.