OSCAR 2011: Lula, O Filho do Brasil sofre com críticas
Mesmo com as boas relações que o presidente Luis Inácio Lula da Silva tem com os outros países, a crítica de cinema dos hermanos não poupou Lula, O Filme do Brasil.
Na verdade, segundo a crítica publicada nesta quinta-feira (23/9) no La Nación, o filme “parece um manual de história escrito por um biógrafo oficial”. De acordo com Natalia Trzenko, quem assina o texto, “a incrível história de Lula merecia um filme melhor, mas interessante e profunda do que Lula, o Filho do Brasil”.
A cinebiografia do nosso presidente também não recebeu boas críticas brasileiras à época de seu lançamento. Nisso, Argentina e Brasil concordam: Lula, O Filho do Brasil é regular.
O mais curioso é que a publicação aconteceu no mesmo dia em que Lula, O Filho do Brasil foi anunciado como o representante do país na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira no Oscar 2011.
Junto a isto, cineastas brasileiros criticaram a escolha do MinC. Para Fernando Meirelles (VIPs) o começo de carreira política de Lula é interessante, mas o final é “patético”. Já Sandra Werneck (Sonhos Roubados) acredita que há interesse político na decisão, já que o presidente tem boa aceitação internacional.
Sérgio Bianchi (Os Inquilinos), ao contrário dos colegas, não acha que Lula, O Filho do Brasil tenha sido eleito o representante do país por questões políticas, mas “uma tentativa de indicar o filme mais normativo para ser aceito”. Paula Barreto, produtora e irmão do diretor de Lula, o filme foi rotulado de político, apesar de ter uma abordagem diferente.
Os indicados ao Oscar serão anunciados em 25 de janeiro de 2011. A entrega do prêmio acontece em 27 de fevereiro, em Los Angeles.
- Lula, O Filho do Brasil é o representante do Brasil no Oscar 2011
- Leia a crítica de Heitor Augusto sobre Lula, O Filho do Brasil
- Para Glória Pires, filme retrata um brasileiro comum
- Locadora boicotou lançamento de DVD de Lula, O Filho do Brasil
- Lula, O Filho do Brasil ainda está em cartaz
- Conheça os outros filmes concorrentes à vaga