cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    OSCAR 2011: Tião, de Lixo Extraordinário, quer ir à cerimônia

    O catador de lixo foi barrado em 2010 quando tentou ir a um festival no Canadá
    Por Da Redação
    03/02/2011

    O catador de material reciclável Sebastião Carlos dos Santos, personagem de Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, tentará comparecer à cerimônia de entrega das estatuetas. O problema é que ele teve seu visto negado em 2010, quando tentou ir a um festival de cinema no Canadá - e tudo indica que o mesmo pode ocorrer em sua segunda tentativa.

    Ainda assim, Tião, de 32 anos, pretende tentar. A ideia de levá-lo partiu do artista Vik Muniz, cujo trabalho ao lado de um grupo de catadores de lixo do Jardim Gramacho é mostrado no filme. Ele gostaria que Tião subisse no palco junto com ele e a codiretora Lucy Walker, caso a produção fosse premiada.

    Durante entrevista à Folha de S. Paulo, Tião negou que houvesse qualquer problema e disse que "está tudo bem" com sua situação. Segundo ele, a própria Academia lhe enviou um convite para a celebração. O filme concorre junto com Exit Through the Gift Shop, também sobre a arte urbana do artista britânico Banksy.

    A cerimônia do Oscar, que pode contar com as presenças ilustres tanto de Tião quanto de Banksy, ocorre no dia 27 de fevereiro no Teatro da Kodak.