cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Pai do cinema do surreal é homenageado em Berlim

    Por Da Redação
    06/01/2008

    O cineasta Luis Buñuel, pai do cinema surrealista, será o homenageado na 58ª edição do Festival de Berlim, realizado do dia 7 a 17 de fevereiro de 2008.

    A curadoria do evento alemão apresentará ao público uma retrospectiva que conta com 32 filmes dirigidos por Buñuel, além de oito produções que contam com seu trabalho como assistente de direção, roteirista e produtor.

    Além disso, uma série de eventos especiais ocorrerá durante o festival em celebração ao primeiro filme do diretor, considerado o manifesto do cinema surrealista: o curta Um Cão Andaluz (1929), restaurado especialmente para este evento.

    As quatro exibições do filme serão pra lá de especiais. A apresentação mais estranha e surpreendente deverá ser a segunda (21/2). Intitulada de 3 Chiens (em português, "Três Cães"), consiste em três apresentações seguidas, cada uma acompanhada por uma composição musical diferente, interpretadas ao vivo: o músico catalão Sergio López interpretará uma versão acústica e desconstruída; Mauricio Kagel apresentará a composição Szénario, elaborada para o filme em 1981; por último, Martín Matalón, que buscou uma associação livre entre imagens e sons para sua versão de Las Siete Vidas/.

    O Festival de Berlim apresenta anualmente cerca de 400 filmes, agrupados nas mostras Competitiva, Panorama, Generation Section, Fórum Internacional do Novo Cinema, Perspectivas do Cinema Alemão, além da Homenagem e Retrospectiva de um grande cineasta, de acordo com o perfil das produções.

    Depois da retrospectiva em Berlim, a mostra com o trabalho de Buñuel deve entrar em excursão no território alemão com o nome de Der Zauber des Surrealen. Luis Buñuel und die Folgen ("A Magia do Surreal. Luis Buñuel e suas conseqüências").

    Será que os cinéfilos brasileiros também terão essa oportunidade? Aguardemos de dedos cruzados!