cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Pânico, clássico do terror, completa 24 anos de lançamento no Brasil

    Relembre o longa que marcou o gênero nos anos 90
    Por Thamires Viana
    31/01/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Em 31 de janeiro de 1997, chegava aos cinemas brasileiros um filme que viria a revitalizar o subgênero slasher: Pânico. Escrito por Kevin Williamson e dirigido por Wes Craven, um dos maiores nomes do terror das décadas de 80 e 90, o longa conquistou público e crítica por mesclar o horror e humor, além de inserir na trama sátiras de si mesmo. 

    Trazendo nomes como Neve Campbell, Courteney Cox e Drew Barrymore no elenco, Pânico é ate hoje lembrado pelos fãs do gênero como um dos filmes mais nostálgicos e emblemáticos da década.

    Relembre:

    Trama

    Neve Campbell em Pânico (1996)Reprodução

    Na história, assim como na maioria dos filmes de terror, Pânico traz um serial killer à caça de um grupo de adolescentes. No foco da trama está Sidney Prescott (Neve Campbell), jovem que sofre com a ausência de sua mãe que foi supostamente assassinada. Do outro lado, Gale Weathers (Courtney Cox) é uma repórter que tenta descobrir a verdade, alegando, que o psicopata que agora aterroriza o grupo, é o mesmo do assassinato anterior. Em meio a tudo isso, Billy (Skeet Ulrich), o namorado de Sidney, passa a ser o maior suspeito pelos crimes.

    Revitalização do terror

    Cena de Pânico (1996)Reprodução
    Continua após o anúncio

    Embora a dupla Williamson e Craven tenha trazido às telas um longa com temática comum ao gênero, soube bem como revitalizar o slasher criando uma sátira dentro de sua própria trama. Isso porque, da forma mais literal possível, Pânico não se interessa apenas em contar os desfechos de crimes, mas explicar ao público como o desenrolar dessa história se dá.

    Williamson criou um filme que não só se diferencia dos outros em narrativa, mas que alivia o horror ao inserir um tom cômico - e único - nos personagens e na trama. Essa abordagem unida à inconfundível direção de Craven garantiu que Pânico crescesse para uma franquia de sucesso com mais três filmes que viriam a repetir o estouro do antecessor.

    Juntos, os quatro filmes somam a bagatela de US$ 603 milhões de dólares mundialmente, números altos para longas do subgênero.

    Produção

    Pânico teve roteiro assinado por Kevin Williamson e direção comandada por Wes Craven. O elenco ainda trouxe nomes como Roger Jackson, Kevin Patrick Walls, David Booth, David Arquette, Rose McGowan e W. Earl Brown. 

    Atualmente, o terror está disponível no catálogo do Telecine Play.