Paris, Te Amo! Veja filmes para se inspirar com a capital francesa

A cidade está na série Emily em Paris e é uma das queridinhas do cinema

28/10/2020 15h00

Por Alexandre Dias

Um lugar que tem o apelido de Cidade Luz só pode ser maravilhoso, não é mesmo? Paris é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do mundo e não à toa. A capital francesa tem uma atmosfera única, romântica, eterna e repleta de lugares sensacionais para conhecer. 

Do Palácio de Versalhes à Torre Eiffel, a cidade possui vários símbolos históricos e encantadores, que são marcas registradas de cartões postais e papéis de parede, mas também é muito além disso: é uma metrópole cheia de vida e cultura. Além disso, não podemos esquecer o lado romântico do local, clima atrativo para os pombinhos de todo o planeta. 

Essa "magia" de Paris também está nas telas. Filmes e séries utilizam a cidade como cenário o tempo todo e a capital da França rouba a cena em muitas delas! Uma das últimas produções audiovisuais em que isso aconteceu até possui o seu nome no título: Emily em Paris, série lançada recentemente na Netflix. 

Nesta produção original do serviço de streaming, uma das características mais exploradas de Paris é ser a capital da moda. A premissa traz Emily Cooper (Lily Collins), uma jovem e ambiciosa executiva de marketing de Chicago. Quando uma mudança de planos afasta sua chefe Madeline (Kate Walsh) de uma promoção em Paris, cabe à Emily aceitar o cargo e seguir para o emprego dos sonhos na Cidade Luz. 

Porém, não é apenas nesta série que vemos a capital francesa brilhar. O cinema já usou e abusou do lugar, de modo a deixar os espectadores encantados com cada rua parisiense.

Paris no cinema

O cinema provavelmente já abordou quase todas as regiões da Terra, mas poucas são tão importantes para as histórias dos filmes como Paris. Há filmes que são verdadeiros passeios turísticos pela cidade. 

Um deles é Meia-Noite Em Paris (imagem abaixo), do diretor Woody Allen. O cineasta traz toda a cultura rica da cidade para a trama, que mostra um escritor visitando atrações famosas e encontrando ídolos em sua imaginação. Um desses pontos turísticos é o Museu Rodin, que expõe as principais obras do lendário artista Auguste Rodin. 

Cena de Meia-Noite em Paris

O Palácio de Versalhes, símbolo da antiga monarquia francesa, também aparece no longa. Inclusive, a atração também é uma marca registrada em produções de época, retratando os reis e rainhas da França. Um dos principais exemplos é Maria Antonieta, cinebiografia da jovem austríaca que se tornou monarca. 

Outra referência da França captada nos filmes sobre Paris é a culinária. Se só de pensar em croissants e outras comidas típicas dá água na boca, imagine ver isso nas telas. Foi o que a animação da Pixar Ratatouille (imagem do topo) fez. A premissa traz um rato com o sonho de se tornar cozinheiro. Com isso, a trama explora diversos pratos franceses, além da própria paixão pela culinária. 

Mais um bom exemplo de filme que mistura romance e a delicadeza das comidas da França é O Fabuloso Destino De Amélie Poulain (imagem abaixo). A personagem do título trabalha no Café des Deux Moulins, ponto turístico do bairro de Montmatre, local imortalizado no longa. 

Cena de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain


E apesar do clima de amor proposto na Cidade Luz, o cinema também já desconstruiu esse estigma em filmes de ação. No recente Mib: Homens De Preto - Internacional, o clímax põe os agentes H (Chris Hemsworth) e M (Tessa Thompson) para lutar contra um alienígena na Torre Eiffel. A atração parisiense também está em G.I. Joe - A Origem De Cobra, onde chegou a ser destruída por terroristas da tecnologia.

Dicas de filmes em Paris

Para você continuar sentindo a magia de Paris nos cinemas, confira as seguintes dicas de filmes que se passam na capital francesa e captam a sua atmosfera encantadora:

Moulin Rouge - Amor Em Vermelho: o musical traz o tom poético e boêmio do famoso cabaré, hoje um dos grandes pontos turísticos do bairro de Montmatre. Na trama, ele é cenário do romance entre um escritor e uma cortesã.

Paris, Te Amo: como o próprio nome já diz, o filme é uma declarção de amor a Paris. A Cidade Luz é retrada por diferentes diretores, mostrando seus bares, cafés, a Torre Eiffeil e até o metrô.

Intocáveis: uma história de amizade com os seus principais momentos construídos nas ruas de Paris. Na trama, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico tetraplégico e Driss (Omar Sy) o seu jovem assistente problemático. De início, eles enfrentam vários problemas, já que ambos têm temperamento forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro.

Antes Do Pôr do Sol: a sequência de Antes Do Amanhecer também aposta no amor em Paris. A continuação mostra o reencontro de Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) depois de nove anos, que se dá por um passeio em Paris. Ele é um escritor e ela faz parte de uma organização de proteção ao meio ambiente. Vale lembrar que a personagem de Delpy é francesa.

A Invenção De Hugo Cabret: há duas marcas registradas no longa de Martin Scorsese. Uma delas é o retrato das estações de trem de Paris, enquanto a outra é a homenagem ao cinema francês. O cineasta utiliza a Cidade Luz como cenário dos primeiros passos dos filmes. Um dos personagens, por exemplo, é o lendário George Meliés (Ben Kingsley), um dos pioneiros dessa arte. 

O Fabuloso Destino De Amélie Poulain: como citado acima, o filme é o exemplo perfeito do clima romântico da capital francesa. A trama começa com o nascimento de Amélie (Audrey Tautou), o suicídio de sua mãe em frente a uma igreja, o fetiche de seu pai por um gnomo de jardim e o diagnóstico errado de um problema em seu coração. Essa sua suposta doença a deixa confinada em casa, criando para si uma vida cheia de fantasias. Sem querer, ela acha uma caixa com coisas de Dominique (Maurice Bénichou). Quando encontra o dono desses objetos, Amélie descobre um novo objetivo para sua vida: fazer as pessoas felizes através de pequenos gestos.

 

Nesta matéria você leu sobre: Meia-Noite Em Paris, Maria Antonieta, Ratatouille, O Fabuloso Destino De Amélie Poulain, Moulin Rouge - Amor Em Vermelho, Paris, Te Amo, Intocáveis, Antes Do Amanhecer, Antes Do Pôr do Sol, A Invenção De Hugo Cabret, Mib: Homens De Preto - Internacional, G.I. Joe - A Origem De Cobra.

Veja também: 

Emily em Paris: motivos para se apaixonar pela nova série teen

Cidades que assumem o protagonismo em filmes que amamos


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus