cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Pequena Garota traz sensibilidade e amor ao retratar a identidade de gênero

    Documentário conta a história de Sasha, 7 anos, que se identifica como garota mesmo designada como um menino ao nascer
    Por Thamires Viana
    18/12/2020

    Pequena Garota, documentário dirigido por Sébastien Lifshitz, chega aos cinemas e às plataformas digitais no próximo dia 24 de dezembro e promete emocionar o público com a história de Sasha, uma garotinha de 7 anos que sempre soube que era uma garota, embora tenha nascido menino.

    Com sensibilidade e amor, a produção chamou a atenção dos críticos em suas primeiras exibições, sendo selecionado no Festival de Berlim e garantido o prêmio de Melhor Longa-metragem internacional do Festival de Cinema Mix Brasil.

    Conheça mais sobre Pequena Garota:

    Documentário

    Sasha tem apenas 7 anos mas já é convicta de uma coisa: ela sempre soube que era uma menina, apesar de ter sido designada como um menino ao nascer. O documentário retrata o apoio incondicional da família e a luta para fazer com que ela seja compreendida e aceita pela sociedade que falha em tratá-la como as outras crianças de sua idade.

    Cena do documentário Pequena Garota

    A produção entrega com leveza momentos descontraídos de Sasha que, assim como qualquer criança de sua idade, tem uma vida escolar, frequenta aulas de dança e festinhas de aniversário com os amigos. Pequena Garota cria um paralelo entre a infância e a batalha que, desde cedo, precisa ser enfrentada pela garota.

    Disforia de gênero

    Pequena Garota coloca em discussão a disforia de gênero, uma condição caracterizada pelo desconforto persistente que uma pessoa sente com as características sexuais ou marcas de gênero que remetam ao gênero atribuído ao seu nascimento. A disforia pode ser identificada aos 2 anos de idade, quando uma criança já sabe diferenciar o feminino e o masculino, e a falta de amparo e assistência psicológica podem levar à angustia, depressão, isolamento social e até mesmo distúrbios alimentares.

    Críticas

    Cena do documentário Pequena Garota

    O documentário vem sendo muito elogiado pelas críticas intenacionais pela delicadeza inserida em suas abordagens. O The Guardian afirmou que o longa é "lindo e comovente", enquanto o The Upcoming afirma que "filmado com beleza e contado com delicadeza, Pequena Garota é uma experiência cinematográfica que os espectadores acharão difícil de esquecer".

    Estreia

    Com distribuição da Imovision, Pequena Garota chega aos cinemas brasileiros no 24 de dezembro e também nas plataformas digitais para aluguel e compra: iTunes/Apple TV ,Google Play/Youtube Filmes, Net Now, Vivo Play e Sky Play.

    Trailer