cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 15 anos, 'Pequena Miss Sunshine' abordava temas delicados com leveza

    Comédia familiar de 2006 abraçou diferentes assuntos e tocou pessoas de diversas maneiras
    Por Thamires Viana
    20/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Há exatos 15 anos, no dia 20 de outubro de 2006, chegava aos cinemas brasileiros a comédia Pequena Miss Sunshine, filme dirigido pela dupla Valerie Faris e Jonathan Dayton que se tornou um dos maiores sucessos do gênero.

    Autêntica e cativante, a história acompanha Olive (Abigail Breslin), uma garotinha que sonha em participar de um concurso de beleza e embarca em uma viagem inesquecível ao lado de sua família para realizá-lo. Com muita leveza, o filme abordou assuntos delicados, incluindo o luto e a depressão, de forma a tocar os espectadores de diferentes maneiras com sua história.

    Para celebrar os 15 anos de Pequena Miss Sunshine, relembre esse grande sucesso:

    Trama

    Trazendo um elenco recheado de estrelas, incluindo Toni Collette, Steve Carrell, Paul Dano e Greg Kinnear, a trama acompanha a família Hoover, que está determinada a ver Olive, sua filha mais nova, vencendo um concurso de beleza. Por isso, todos embarcam em uma viagem atravessando os Estados Unidos a bordo de uma Kombi, a fim de chegarem a tempo no evento. No entanto, no meio do caminho eles enfrentarão diversos obstáculos, incluindo algumas questões pessoais que adiaram durante muito tempo.

    Cena do filme 'Pequena Miss Sunshine'Reprodução

    A leveza que faz toda a diferença

    Se você já assistiu Pequena Miss Sunshine deve se lembrar que embora a comédia seja sobre uma família a bordo de uma Kombi, ela tem raízes bem mais profundas em seu roteiro. Abordando temas como suicídio, luto, aceitação do próprio corpo, depressão e conflitos familiares, o longa conseguiu tocar o público de diferentes maneiras ao longo dos anos.

    O roteiro escrito por Michael Arndt soube como apresentar as frustrações de cada um dos personagens e criar diferentes identificações para o público. É bem provável que em uma roda de amigos, cada um tenha enxergado as mais variadas abordagens na produção. 

    Alguns podem destacar uma trama voltada ao discurso de aceitação do próprio corpo e às críticas aos concursos de beleza e padrões que são o foco da personagem Olive (Abigail Breslin). Já outros podem pontuar que foram tocados pelos conflitos familiares e a sensação de "peixe fora d'água" vivida por Dwayne, o jovem interpretado por Paul Dano.

    Ainda há uma impactante abordagem sobre a depressão e o suicídio trazidas pelo olhar de Frank (Steve Carell), e a identificação que ele cria com o sobrinho Dwayne durante a viagem. O luto também é um tema que ganha foco no decorrer da viagem, quando todos precisam aceitar e encarar uma dolorosa partida, mas reforçando que cada um tem uma maneira diferente de enfrentar essa perda.

    No entanto, apesar de trazer à tona tantos assuntos delicados, Pequena Miss Sunshine conseguiu a proeza de manter a leveza nos diálogos, mesclando uma fotografia impecável e uma trilha sonora divertida para compor seus 101 minutos de duração. 

    Cena do filme 'Pequena Miss Sunshine'Reprodução

    Curiosidades

    • Cuidado!

    A equipe de produção certificou-se de que a atriz mirim Abigail Breslin realmente estava ouvindo músicas em seus fones de ouvido para impedir que a criança ouvisse os palavrões que eram citados em algumas das cenas.

    • Tudo real

    Todas as jovens garotas que atuaram como participantes no concurso de beleza eram veteranas em concursos reais, exceto Breslin. Elas usavam os mesmos trajes, cabelos e maquiagens e também realizavam as mesmas rotinas de talentos que mantinham nos desfiles da vida real.

    • Sucesso

    Devido a problemas financeiros, o filme levou cinco anos para ser feito e, na época, nem todos acreditavam no sucesso do longa. Porém, com um orçamento estimado em apenas US$ 8 milhões de dólares, Pequena Miss Sunshine rendeu mais de US$ 100 milhões mundialmente!

    • Oscar

    A comédia dramática foi indicada a quatro categorias no Oscar 2007 - Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Ele saiu da cerimônia premiado em duas delas: Melhor Ator para Alan Arkin e Melhor Roteiro para Michael Arndt. Ele também ganhou o BAFTA daquele ano nas mesmas categorias. 

    Cena do filme 'Pequena Miss Sunshine'Reprodução

    Onde ver

    Atualmente, Pequena Miss Sunshine está disponível no catálogo do Star+. O longa tem 1h41 de duração e classificação indicativa de 14 anos. 

    Trailer oficial:

    Veja também: