cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Perdido na 'Matrix'? A gente te explica a franquia

    Entenda os filmes antes da estreia de Matrix Resurrections
    Por Daniel Reininger
    21/12/2021 - Atualizado há 6 meses

    Matrix Resurrections, quarto filme da icônica franquia estrelada por Keanu Reeves, está chegando aos cinemas e a empolgação é tanta que até o primeiro filme voltou às telonas brasileiras.

    A produção das irmãs Wachowski usou a estética cyberpunk e misturou com elementos Hollywoodianos a fim de criar uma franquia incrível, com cenas de ação memoráveis, capaz de levar o gênero sci-fi a um novo público. 

    Com lançamento previsto para 22 de dezembro, o quarto longa é um dos mais aguardados do ano e promete levar os fãs dessa história a uma experiência de arrepiar nas telonas. 

    Mas você lembra tudo da franquia? Ou melhor, entendeu tudo que aconteceu da primeira vez que a viu? Lembra de todas as questões em jogo? É muita coisa e os dois filmes finais são um pouco confusos, então, não tema, te ajudamos a entender tudo:

    História

    Quando o primeiro Matrix estreou, em 1999, cativou fãs de todo o mundo com um universo cyberpunk e pós-apocalíptico onde máquinas usavam pessoas como fonte de energia.  Com três filmes e animações e games, tudo parece muito confuso, mas na realidade não é.

    Tudo começa com Thomas Anderson, o Neo (Keanu Reeves), que levava uma vida secreta como hacker até que, em uma noite, ele conhece uma mulher chamada Trinity (Carrie-Anne Moss), que promete apresentá-lo ao misterioso terrorista Morpheus (Laurence Fishburne). 

    Morpheus então revela a verdade sobre o mundo: Humanos não passam de bateria para as Máquinas inteligentes, após uma guerra que quase acabou com o planeta.

    Tudo diante dos olhos dos seres humanos é apenas uma simulação de computador criada pelas inteligências artificiais para manter as pessoas vivas e conformadas dentro do mundo virtual chamado Matrix. Ele pretende acabar com essa farsa e libertar a humanidade e precisa da ajuda de Neo.

    Matrix

    Os eventos de Matrix acontecem inicialmente no ano 2199, pelo menos é o que Morpheus acredita. Eventualmente, sabemos que o filme se passa, na verdade, num futuro muito mais distante do que os humanos acreditavam, por volta do ano 2700. 

    Todas as partes do filme que parecem ambientadas em 1999 não são reais, são apenas um programa de computador criado para escravizar a raça humana. Esta simulação de computador é chamada de Matrix.

    Quem criou esta simulação? Máquinas, com Inteligência Artificial.

    Quem criou essas máquinas com Inteligência Artificial? Os humanos, no início do século 21.

    Por que as máquinas escravizam a humanidade? Os humanos e as Inteligências Artificiais entraram em guerra após anos de tensão. Eventualmente, as máquinas viram os humanos como uma ameaça à sua existência. Na guerra, a humanidade foi quase aniquilada, mas as máquinas percebem que, com os humanos conectados ao Matrix, poderiam explorar a bioeletricidade produzida pelos seus corpos. 

    Desde então, os humanos são usados ​​como fonte de energia elétrica e térmica pelas máquinas. Os humanos conectados à Matrix não percebem que estão em um sonho simulado e dormem a vida inteira.

    A resistência

    Há um grupo de pessoas no mundo real que estão livres da Matrix. Morpheus e sua equipe são parte da resistência. O primeiro filme começa com Neo sendo libertado da Matrix. Morpheus acredita que Neo é o escolhido, a pessoa capaz de ignorar as regras da simulação e capaz de ajudar a derrubar a Matrix.

    Durante o primeiro filme, Neo começa a exibir habilidades que sugerem que ele realmente é o escolhido. Conforme o clímax se aproxima, Morpheus é capturado e Neo e Trinity partem para salvar Morpheus dos Agentes, programas de computador criados para proteger a Matrix de anomalias ou intrusos.

    Entenda o final

    Durante o resgate, Smith atira em Neo na Matrix e a mente dele acredita que seu corpo foi mesmo baleado e seu coração para. Antes de morrer de fato, Trinity diz a Neo que a Oráculo (Gloria Foster) disse que ela se apaixonaria pelo escolhido, logo, ele não pode estar morto. Sua experiência de quase morte e a voz de Trinity desbloqueiam sua mente completamente. Ele acorda como o escolhido e destrói o Agente Smith (Hugo Weaving).

    O filme termina com Neo conversando com a Matrix e dizendo que eventualmente vai libertar a mente de todos os humanos que estão conectados. Ele voa depois disso, provando que não está mais sujeito a nenhuma regra da Matrix.

    Entenda Reloaded

    Lançados com seis meses de intervalo em 2003, Matrix Reloaded e Revolutions não agradaram à todos. Em muitos aspectos, porém, eles são espetaculares - especialmente pela ação. 

    Além disso, eles também fazem escolhas interessantes a respeito da narrativa do ‘escolhido’ e apresentam alguns bons novos personagens, como Niobe, e explicam melhor a Matrix e o mundo real. O problema é que eles também são desnecessariamente complicados.

    Quando Reloaded começa, a guerra entre os humanos e as máquinas se torna mais intensa e as máquinas Sentinelas começam a perfurar em direção a Zion (a cidade subterrânea onde vivem os humanos livres). Enquanto isso, Neo está cada vez mais poderoso e passa a ter visões de Trinity morrendo.

    Quando ele entra na Matrix e consulta a Oráculo, ela diz que precisa alcançar 'A Fonte' da Matrix. Quando Neo chega lá, ele conhece o arquiteto (Helmut Bakaitis), o programa que projetou e criou a Matrix. O Arquiteto revela que Neo não é o primeiro ‘escolhido’, na verdade é a sexta versão, afinal essa é a sexta Matrix, e tudo que aconteceu até então foi completamente intencional.

    Ele explica que Matrix é um programa tão complexo que acaba quebrando a cada 100 anos e precisa ser recarregado. O escolhido nada mais é do que o resto de uma equação desequilibrada. 

    Então, Neo tem uma escolha difícil a fazer: ser cúmplice das máquinas e permitir que Zion seja destruída, em seguida escolher um grupo de pessoas para serem libertadas a fim de repovoar Zion, perpetuando o sistema existente ou permitir que a Matrix quebre, matando todos os humanos conectados a ela, o que significaria o fim da raça humana após a destruição de Zion também.

    Neo escolhe não ser cúmplice e voltar para a Matrix a fim de salvar Trinity, que está prestes a morrer. Quando sua nave, a Nabucodonosor, é atacada e destruída pelos Sentinelas, Neo revela que seus poderes afetam também o mundo real e ele é capaz de destruir as Sentinelas com sua mente, embora o esforço o coloque em coma.

    Enquanto isso, o agente Smith está fora de controle. Depois de seu encontro com Neo no primeiro filme, ele agora é um programa nocivo que não faz mais parte do sistema, efetivamente se tornou um vírus - que está se replicando por toda a Matrix. 

    O longa acaba com esse gancho.

    Entenda Revolutions

    Matrix Revolutions mostra as consequências da escolha de Neo no final de Reloaded. As máquinas ainda estão a caminho de destruir Zion, mas Neo tem que descobrir como salvar todos na Matrix, evitar a extinção da humanidade e lidar com o fato de que o Agente Smith está presente também no mundo real.

    O filme começa devagar. Neo está em coma, mas sua mente está em um limbo entre a Matrix e a realidade, uma estação de trem chamada Mobil (anagrama de limbo) Ave. É um lugar controlado pelo Merovíngio - um antigo programa da Matrix que aparece como um francês esnobe e tem um grande rancor de Neo graças aos eventos de Reloaded.

    Enquanto Morpheus e Trinity invadem a discoteca gótica do Merovíngio para libertar Neo, o protagonista faz amizade com uma jovem indiana chamada Sati (Tanveer K. Atwal) - a "filha" de dois programas que afirmam ter a capacidade de amar.

    Resgatado do limbo, Neo vai ver a Oráculo (agora interpretado por Mary Alice, após a morte de Gloria Foster), que diz a ele que a rápida auto-proliferação do Agente Smith ameaça a destruição do mundo das máquinas, da Matrix e da cidade dos humanos, Zion. E uma vez que seu poder tem crescido em conjunto com o de Neo, ele é o único que pode parar Smith de uma vez por todas.

    Na briga entre Neo e Smith no mundo real, Neo fica cego, mas ainda é capaz de ver tudo relacionado às máquinas, dessa vez com um contorno amarelado.

    Depois de lidar com Smith no mundo real, ele e Trinity vão com uma das naves para a cidade das máquinas a fim de tentar parar a guerra para sempre. Enquanto isso, o estaleiro de Zion é dizimado em um ataque feroz das Sentinelas - uma incrível sequência de ação de 25 minutos - enquanto os sobreviventes se amontoam nas cavernas abaixo, esperando pelas defesas humanas sucumbirem.

    Neo e Trinity são atacados, mas Neo consegue proteger a nave com seus poderes, que agora afetam o mundo real, mas ainda recebem danos e caem na cidade das máquinas. Trinity é empalada por tubos de metal e dá um último beijo em Neo antes de morrer.

    Neo procura então o líder da mente coletiva das máquinas ("Deus na máquina") e diz a ele que derrotará Smith em troca da paz em Zion. Após um acordo firmado, ele volta à Matrix e luta contra os clones de Smith. Como eles são iguais, nenhum dos dois vence. Logo, Neo percebe que precisa ser assimilado por Smith a fim de o destruir por dentro, assim todos os Smiths explodem enquanto brilham com uma luz branca.

    Enquanto Zion comemora o fim da guerra, a Matrix é recarregada para uma nova versão. A Oráculo observa o nascer do sol ao lado do Arquiteto, que questiona se a paz durará. Além disso, a conversa dos dois confirma que os humanos que quiserem sair da Matrix receberão sua liberdade.  

    A criança do começo do filme, Sati, se senta ao lado da Oráculo e pergunta se eles verão Neo novamente e a Oráculo responde: “Suspeito que sim. Algum dia."

    Trégua

    Enquanto o primeiro filme mostra como Neo é o escolhido que pode salvar a humanidade da escravidão, o segundo mostra que tudo era parte do plano das máquinas desde o começo.

    Já o terceiro mostra Neo tentando mudar a dinâmica criada pelas máquinas e se aproveita do vírus Agente Smith para negociar uma trégua, que deixariam os humanos de Zion vivos, dariam liberdade a quem quisesse sair da Matrix em troca de Neo destruir o vírus Agente Smith, o que permitira o recarregamento da Matrix.

    Com Smith e Neo mortos, começa uma era de paz entre humanos e máquinas, após séculos de escravidão humana. 

    Ou pelo menos é o que todos achavam...

    Matrix Resurrections

    Embora a trama ainda seja mantida em segredo, sabemos que Neo e Trinity ainda estão vivos em Matrix Resurrections e existe uma nova Matrix. Fica claro que a Resistência ainda é forte contra as máquinas e parecem existir novos personagens no comando das máquinas.

    O longa tem direção e roteiro assinados por Lana Wachowski e ainda traz no elenco nomes como Neil Patrick Harris, Christina Ricci, Jessica Henwick e Jada Pinkett Smith.

    Com distribuição da Warner Bros., o longa chega aos cinemas no dia 22 de dezembro

    Vale lembrar ainda que Matrix, filme que iniciou a franquia, volta às telonas no próximo dia 09 de dezembro com exibições em IMAX. Leia mais sobre o assunto aqui.

    Veja mais