cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Peter Greenaway abre o 16° Festival de Arte Eletrônica

    Por Da Redação
    30/09/2007

    16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC começa neste domingo (30/9), com uma inédita performance ao vivo e a céu aberto do artista britânico Peter Greenaway. O festival tem realização do Sesc São Paulo com produção e concepção da Associação Cultural Videobrasil e será realizado até o dia 25 de outubro.

    O festival é o maior de arte eletrônica da América Latina e tem como principal enfoque a aproximação entre arte, cinema e vídeo que marcam a cena contemporânea. O tema deste ano é Limite: Movimentação de imagem e muita estranheza e aborda o experimentalismo de artistas precursores da videoarte, tendo o filme de Mario Peixoto, Limite, como inspiração.

    O evento reúne convidados como Marcel Odenbach, pioneiro da videoarte; Kenneth Anger, inventor do cinema underground americano e artistas brasileiros que expandem territórios e limites, como Eder Santos, Detanico e Lain, Carlos Adriano, Edgard Navarro e Arthur Omar, além de curadorias internacionais e de um ciclo dedicado ao cinema queer do século 20.

    A curadoria é de Solange Farkas, diretora da Associação Cultural Videobrasil e do MAM da Bahia, que para a mostra competitiva, Panoramas do Sul, selecionou 66 trabalhos que mapeiam a produção recente de países da América Latina, África, Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Dentre os selecionados para o Videobrasil 2007 estão: Sin Peso, de Cao Guimarães; Rivadavia 2010, de Aline X e Gustavo Jardim; ... Feito Poeira ao Vento..., de Dirceu Maués e Fast/Slow_Scapes, de Giselle Beiguelman.

    Outra novidade é a ocupação de um novo espaço pelo festival, que até 2005 acontecia no Sesc Pompéia. Desta vez, o Sesc Avenida Paulista e o Cinesesc recebem a programação. Térreo, mezanino e mais três andares do prédio da Paulista foram adaptados para receber vídeos em looping e instalações. A programação do Festival acontece também em Salvador, no MAM da Bahia, que recebe a mostra Panoramas do Sul e parte dos artistas convidados entre os dias 9 e 18 de outubro. A novidade se soma ao Programa Videobrasil de Residências e a novas parcerias com instituições de ensino.


    16° Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc - Videobrasil
    De 30 de setembro a 25 de outubro de 2007
    Local: Cinesesc e Unidade Provisória do Sesc Paulista
    Informações: 0800-118220