Pixar: animações que trazem temáticas profundas e emocionantes

Destinados às crianças, os filmes trazem diversas reflexões sem perder o tom lúdico e divertido

27/09/2020 15h00

Por Thamires Viana

A Pixar, estúdio americano de animações, nunca brinca em serviço quando o assunto é trazer temas delicados e profundos em seus filmes. Dedicadas às crianças, as produções costumam tratar sobre morte, mudanças e perdas sempre equilibrando com o lúdico e o divertido em suas histórias, mas nunca deixando de agradar também os jovens e adultos!

Como não lembrar de Divertida Mente, longa que aborda, literalmente, as emoções de uma jovem de 11 anos enquanto vemos as mudanças acontecendo em sua vida? Ou então de Viva - A Vida É Uma Festa, que traz a morte de forma emocionalmente explicada através do feriado do Dia dos Mortos no México?

A nova empreitada do estúdio é Soul, animação que estreia em 2021 para contar a história de um professor de música que tem a vida interrompida após um acidente. Assim como as demais animações, essa pretende abordar temas como a vida após a morte e a aceitação.

Segure as lágrimas e confira os títulos da Pixar que derretem os nossos corações:

Divertida Mente

Cena de Divertidamente

Um dos filmes mais marcantes do estúdio foi lançado em 2015 e se tornou um sucesso pela forma como explica cada uma das emoções que nos acompanha durante toda a vida. Com cenas divertidas, acompanhamos a mente de Riley, uma garotinha que precisa se adaptar com a mudança de cidade. Para o filme, o diretor Pete Docter contou com a ajuda do psicólogo Paul Ekman para entender como trazer às telas a natureza das emoções de forma simples. Para deixar a coisa ainda mais lúdica, ele usa cores para mostrar os sentimentos Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho controlando a mente da menina e criando situações que influenciam em seu comportamento.

Up - Altas Aventuras

Cena de UP: Altas Aventuras

"Obrigada por essa bela aventura. Agora está na hora de viver uma nova". Certamente você derrubou algumas lágrimas com essa animação lançada em 2009. É impossível não se emocionar com a abordagem delicada que a trama faz sobre os sonhos, a velhice e a morte. Acompanhando Carl, um senhor viúvo de 78 anos que sonhava em explorar o planeta, o filme mostra que sempre há segundas, terceiras e quartas chances para realizar aquilo que queremos. Após a morte da esposa, ele enfrenta o luto e solidão, mas um imprevisto acaba lhe apresentando Russell, um garotinho de oito anos que chega para mudar a sua vida. 

Viva - A Vida É Uma Festa

Cena de Viva: A Vida é Uma Festa

Inspirada nas tradições, culturas e no povo do México, a animação de 2018 é daquelas de sair com os olhos inchados e o coração repleto de amor do cinema. A trama acompanha a história de Miguel, um garotinho mexicano que sonha em ser um grande músico. No feriado do Dia dos Mortos, uma atitude o leva para o outro lado, deixando o invisível para os vivos e próximo daqueles que ja partiram. No México, a morte é tratada de maneira leve, sem saudosismo ou tristeza, e isso dá ao filme a liberdade em abordar o assunto de uma forma didática e, claro, emocionante.

Toy Story 1, 2, 3 e 4

Cena de Toy Story


O fim da infância é um processo delicado que todo mundo passa. Na franquia de sucesso da Pixar isso é ilustrado com bonecos que ganham vida e sentem as mudanças que acontecem na vida de Andy, seu dono. Com o primeiro longa lançado em 1995, a história de Woody, Buzz e cia. retrata em quatro filmes a passagem da infância para a vida adulta, além de mudanças de gostos, vontades e rotinas, quase como um curso preparatório do que vem a seguir. Se você é daqueles que cresceu assistindo às animações, certamente se emocionou com o desfecho dessa história.

Wall-e

Cena de Wall E

Com um tom de críticas sociais leves e muita emoção em sua abordagem, o filme de 2008 é ambientado em um futuro distante, quando a Terra está infestada de poluentes. É nesse cenário que vive um robôzinho fofo coletor de lixo. Quando ele se apaixona por uma máquina, se junta a ela em uma grande jornada. Em meio à diversão, a animação traz mensagens relevantes sobre amor e respeito, enquanto apresenta reflexões sobre a falta de empatia e os cuidados com o nosso planeta.

Veja também: 

Top 6: As melhores animações da Pixar

Pixar: Ranqueamos todas as animações do estúdio; confira

Os vencedores do Oscar de Melhor Animação ao longo dos anos


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus