cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por onde anda o ator Rick Moranis?

    Astro consagrou sucesso nos filmes 'Querida, Encolhi as Crianças' e 'Os Caça-Fantasmas'
    Por Thamires Viana
    25/04/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Na década de 80, um nome marcou o gênero da comédia: Rick Moranis. O ator e comediante canadense que completou 69 anos no último dia 18 de abril estrelou comédias hilárias, incluindo Querida, Encolhi as Crianças e Os Caça-Fantasmas.

    Porém, no início dos anos 90 Moranis foi diminuindo o ritmo de atuação após a morte de Anne, sua esposa. Abalado com a perda, o ator optou por se dedicar à criação dos dois filhos, Mitchell e Rachel, e se afastou das grandes produções.

    Para celebrar o aniversário do astro, relembramos alguns de seus sucesso e revelamos por onde ele anda. 

    Por onde anda Rick Moranis?

    O ator Rick Moranis em cena de 'Os Caça-Fantasmas'Reprodução

    Nascido em Toronto, no Canadá, Moranis começou sua carreira na TV em 1980, quando foi chamado para integrar o elenco da série Second City Television (1980-1981). Com um grande talento para o humor, ele abandonou a carreira de DJ iniciada nos anos 70 e passou a ser escalado para variadas produções da comédia.

    Em Cerveja Maluca, filme de 1983 dirigido e estrelado por ele, Moranis fez sua estreia no cinema e chamou a atenção de Ivan Reitman, diretor do clássico Os Caça-Fantasmas

    No longa, ele viveu o icônico Louis Tully, personagem coadjuvante que roubou a cena. Em 1989, ele voltou à sequência Os Caça-Fantasmas 2, mas negou o convite para retornar em Os Caça-Fantasmas: Mais Além, filme de 2021, dizendo que já que não via motivos em atuar na história 30 anos depois. 

    Ainda em 89, estrelou o que viria a ser o trabalho mais marcante de sua carreira: Querida, Encolhi as Crianças. Lançado no Brasil em 1990, o filme acompanha Wayne, um cientista destrambelhado que gasta a maior parte do seu tempo desenvolvendo uma máquina capaz de reduzir o tamanho das coisas. Mas ele não esperava que os seus filhos acionassem o aparelho e fossem reduzidos a poucos centímetros.

    Em 1982, a comédia ganhou a sequência Querida, Estiquei o Bebê, que continuou a história de Wayne, mas agora criando uma engenhoca que fazia seu filho crescer e se tornar um gigante. 

    Rick Moranis em cena de 'Querida, Encolhi as Crianças'Reprodução

    Em 1994, esteve em Os Flintstones: O Filme como o personagem Barney Rubble, arrancando gargalhadas do público. No entanto, após a morte da esposa, o ator foi desacelerando e lançando poucos trabalhos entre as décadas de 1990 e 2000, optando por participações especiais em filmes para a TV e dublagem de animações, incluindo Irmão Urso em 2003.

    O hiato na carreira foi ainda maior após 2008, quando o ator decidiu sair de cena e viver uma vida comum. O retorno só aconteceu em 2018 com a dublagem do personagem Dark Helmet em um episódio da comédia Os Goldbergs.

    Projeto futuro

    Felizmente, o ator sairá da aposentadoria e retornará às telas em Shrunk, sequência de Querida, Encolhi as Crianças que ainda não tem previsão de estreia. Comandado por Joe Johnston, o filme está creditado no IMDb como pré-produção e ainda trará no elenco o ator Josh Gad como Nick Szalinski, um dos filhos "encolhidos" pelo pai. 

    Espera-se que o filme continue a história do cientista e retrate os acontecimentos da família depois de mais de 30 anos. Em 2021, Gad revelou algumas informações sobre a produção, mas ainda não há novos detalhes sobre o andamento do projeto.

    "Dedos cruzados! Iniciaremos as filmagens no início do próximo ano [2022]. Esse é o status agora. Tudo está sempre mudando, mas todos estamos nos sentindo muito confiantes sobre isso", pontuou. 

    Vamos aguardar!

    Veja também: