cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por que 'Avatar' foi tão marcante?

    Obra de James Cameron ainda é o filme de maior bilheteria
    Por Daniel Reininger
    02/05/2022 - Atualizado há 19 dias

    Avatar é um grande feito de James Cameron (Titanic). Lançado em 2009, ainda é o filme de maior bilheteria da história com US$ 2,847 bilhões arrecadados. Esse sucesso faz com que a expectativa para Avatar 2 seja grande, mesmo lançado 13 anos após o primeiro. 

    Mas por que o primeiro filme foi tão marcante?

    Trama

    O longa acopanha o fuzileiro naval cadeirante Jake Sully (Sam Worthing), que viaja para o planeta alienígena de Pandora para ajudar nos esforços de uma equipe de cientistas e militares contratados para extrair um valioso mineral, que repousa sob a terra natal de uma tribo dos Na'vi, seres azuis nativos do planeta.

    É trabalho de Jake, Norm (Joel David Moore) e Grace (Sigourney Weaver) fazer as pazes com a tribo usando seus corpos Avatar, que simulam  os Na'vi, para convencer os seres indígenas a deixarem sua terra natal para que os humanos possam começar a escavação, mas os Omaticaya têm outras planos.

    Alguns compararam Avatar com Pocahontas da Disney e a história têm realmente semelhanças, mas as relações entre os humanos e os Na’vi são mais aprofundadas aqui.

    Produção

    O desenvolvimento de Avatar começou em 1994 e entre o desenvolvimento da linguagem e da tecnologia, foram necessários 15 anos para concluir o filme, que bateu todos os seus concorrentes nas bilheterias, tornando-se o filme de maior bilheteria de todos os tempos.

    Avatar foi indicado a sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, mas levou para casa apenas as estatuetas de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais. Embora o filme possa ter mais de uma década, seu impacto ainda é gigante na cultura pop.

    Por que Avatar foi inovador?

    O longa foi o primeiro a fazer uso extensivo de captura de movimento, uma nova tecnologia que captura as ações de atores e os transfere para a tela, tudo gerado por computador. Esse formato já era padrão para os videogames modernos, mas Avatar mostrou aos cineastas o incrível potencial da tecnologia para o cinema, fazendo com que seu uso de tornasse algo padrão na última década. Avatar também inovou no campo dos filmes 3D, aumentando a popularidade das experiências 3D e IMAX. 

    Cena de AvatarReprodução

    Por que Avatar foi tão importante?

    Avatar foi um sucesso comercial ao contrário das projeções de analistas. Antes do lançamento oficial, muitos previram que o filme seria uma decepção nas bilheterias pelo uso de tanto CGI, mas o inverso aconteceu. E o filme mudou a forma de fazer cinema para o bem e para o mal.

    Não só Avatar era tecnologicamente avançado, mas também trazia uma trama repleta de tópicos relevantes, como relações raciais, a destruição de habitats naturais, a ganância do capitalismo e a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

    Avatar ainda critica como os humanos exploram a Terra e ataca abertamente o colonialismo, que destruiu diversos modos de vida de diversos povos.

    Sucesso

    Avatar é o segundo filme de maior bilheteria de todos os tempos, considerando a correção dos valores pela inflação, ficando atrás de E o Vento Levou... Sem levar esse reajuste em conta, considerando apenas o valor bruto, é o filme de maior arrecadação da história, como falamos anteriormente.

    Além de seu sucesso de bilheteria e recordes, Avatar ganhou um total de 73 prêmios, incluindo três Oscars. Com uma combinação de sucesso comercial e crítico, é possível afirmar que a franquia deve ser a mais lucrativa de todos os tempos, afinal, pelo menos mais quatro filmes virão por aí e devem atrair muitos espectadores aos cinemas.

    O longa pode ser visto na Disney+.

    Imagem revelada de Avatar 2Divulgação / Entertainment Weekly

    Avatar 2

    Avatar 2 pretende trazer aos cinemas um novo espetáculo visual comandado por Cameron. Já se sabe que capturas de movimento debaixo d'água e digitalização do universo marinho contemplarão o novo longa. 

    Boa parte do elenco de Avatar retornará para os próximos filmes, incluindo nomes como Sam Worthington (Jake Sully), Zoe Saldana (Neytiri) e Stephen Lang (Coronel Miles Quatrich).

    Avatar 2 vai mostrar como a nova família de Jake, que agora mora com os Na'vi, vai lidar com o retorno das empresas de mineração humanas ao planeta.

    O longa está previsto para chegar aos cinemas em 16 de dezembro de 2022.

    Veja mais