cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por que fizeram outro 'Matrix' 18 anos depois?

    Matrix Resurrections traz Neo e Trinity de volta à vida
    Por Daniel Reininger
    22/12/2021 - Atualizado há 5 meses

    Nostalgia é uma arma poderosa e ter Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de volta como Neo e Trinity é um sonho realizado para muita gente, talvez essas duas questões já sejam as respostas que você procura sobre o motivo de Matrix Resurrections ter sido feito, mas a coisa vai muito além disso.

    Algo novo

    Há 18 anos, Matrix Revolutions matou seus dois personagens principais e terminou a franquia Matrix com um acordo entre máquinas e humanos, desagradando muitos fãs. A franquia terminou com suas principais questões encerradas, mas agora está de volta e traz o retorno de personagens mortos há muito tempo, com uma nova crítica aos tempo modernos.

    O co-escritor de Matrix Resurrections, David Mitchell, que ajudou a tomar o lugar de Lilly Wachowski no projeto, explica que essa não é uma sequência padrão: "É realmente bom. Não posso dizer do que trata, mas posso falar do que não. Certamente não é mais uma sequência e sim algo autônomo, mas que contém os três Matrix que o precederam de uma forma realmente engenhosa. É uma criação muito bonita e estranha. Ele também atinge algumas coisas que não vemos em filmes de ação, o que significa que subverte as regras dos sucessos de bilheteria."

    Não só mais um

    Embora seja difícil acreditar que Matrix Resurrections não seja apenas mais um reboot ou sequência, diante da mania de revivals que Hollywood parece estar passando atualmente, ao ver o filme fica claro que Lana Wachowski, criadora da franquia, quis não só evoluir esse universo, mas também fazer críticas ácidas à indústria do entretenimento, mídias sociais e modernidade líquida. Ela tinha algo a dizer e decidiu fazer isso com seu maior sucesso.

    Sense8

    De muitas formas, esse filme parece ser uma resposta ao cancelamento de Sense8, série que foi grance sucesso da Netflix aqui no Brasil, mas não engatou de forma contundente no resto do mundo.

    Primeiro, muitos membros do elenco da série da Netflix estão filme, segundo, algumas das críticas e questionamentos mais contundentes da série, como nosso lugar no mundo e como a sociedade atual nos distancia de outras pessoas são fortes elementos do novo filme.

    Seria um jeito dela reforçar questões que estão pipocando em sua mente nos dias de hoje? Parece o caso.

    Bilheteria

    E é claro que uma franquia forte como essas traz grandes chances de bilheteria, ainda mais com o retorno de suas estrelas Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss. Obviamente, para a Warner Bros. foi um jeito de reaviver uma de suas franquias mais famosas a fim de conseguir bons números nas bilheterias e, claro, de assinaturas na HBO Max. 

    Tudo, no fim, é negócio. Certo? 

    Matrix 4

    Matrix Resurrections tem direção e roteiro assinados por Lana Wachowski e ainda traz no elenco nomes como Neil Patrick Harris, Christina Ricci, Jessica Henwick e Jada Pinkett Smith.

    A sinopse oficial diz: “Em um mundo de duas realidades - a vida cotidiana e o que se esconde atrás dela - Thomas Anderson precisará escolher novamente seguir o Coelho Branco. Escolha, uma mera ilusão, é o único caminho para entrar ou sair da Matrix, que está mais forte, segura e perigosa do que nunca”.

    Com distribuição da Warner Bros., o longa já está nos cinemas brasileiros.

    Veja mais