cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por que parte dos fãs de HP não gostam de 'Animais Fantásticos'?

    Analisamos o motivo para essa desavença
    Por Daniel Reininger
    10/04/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega como o melhor filme do derivado de Harry Potter, mas nem isso pode ser o bastante para acalmar os fãs do bruxinho que simplesmente não engolem a nova história.

    É fato que existem diversos fãs do Mundo Mágico que não curte o spin-off, mas muita gente não entende o motivo dessa birra. Conversamos com fãs e rodamos as redes sociais e trazemos alguns motivos porque esses fãs torcem o nariz para a franquia Animais Fantásticos.

    J.K. Rowling não é roteirista

    O que a maioria dos fãs relatou é que não gosta da forma como a escritora da franquia trata os roteiros do derivado. Muitos afirma que, apesar dela ser uma ótima autora, não é uma boa roteirista.

    "J.K. Rowling construiu um mundo impressionante nos livros de Harry Potter, mas não soube criar algo similar em Animais Fantásticos. Ela escreve muito bem e não é a toa que vendeu milhões de livros, mas como roteirista deixa um pouco a desejar. Os personagens não parecem ter o mesmo brilho. Mas estou torcendo que isso mude com 'Os Segredos de Dumbledore', ainda mais por trazer o passado de um personagem tão querido da franquia", disse a fã Franciele Nicoli, Radialista.

    Menos magia

    Nem vou entrar no mérito de Johnny Depp, presente no filme mesmo diante de tantas polêmicas e outro fato apontado por muitos fãs, mas a seriedade e a falta do tom lúdico também atrapalham.

    "Não acredito que tenha o mesmo encantamento, porque em Harry Potter você descobre junto do Harry como funciona o mundo mágico. Além disso, ter a história protagonizada por adultos, deixa tudo menos "quentinho", o que me fez perder a conexão com o universo. O roteiro também não engajou e como sei onde a história principal vai chegar, tira parte da curiosidade", explica a fã Luciana Lima, gerente de Marketing.

    "Animais Fantásticos não tem o apelo afetivo da história original, principalmente dos filmes com Chris Columbus. Eles são tão bons que você se sente bem ao vê-lo e  nem percebe que se sente acolhido", disse o fã Luis Fernando, economista.

    Construção de mundo

    A forma como Rowling decidiu ampliar o mundo em Animais Fantásticos também não agrada, ela parece inserir elementos na trama sem mais nem menos, fazendo a gente acreditar que tudo isso já existia antes, embora nunca tenha sido citado.

    Um bom exemplo é Ministro da Magia mundial, que nunca foi citado e de repente parece a posição mais importante do universo mágico.

    "Rowling parece não saber como ampliar o mundo, então ela insere elementos aleatórios que façam sentido para uma determinada história, sem pensar nas conexões de tudo aquilo, mesmo sem ter explicado nada disso antes", comenta Gabriela Mateus, estudante de psicologia.

    "Animais Fantásticos não parece tão coeso quanto Harry Potter, o mundo parece desconexo, os personagens não parecem o mesmo e o protagonista, Newt Scamander, gera zero simpatia. Assisto tudo, mas sem a mesma empolgação de quando via as aventuras de Ron, Hermione e Harry", comenta a fã Caroline Moreno, estudante de Nutrição.

    É mais fraco?

    Não há dúvidas de que Harry Potter é um fenômeno, mas Animais Fantásticos ainda não chegou ao nível de emoção e diversão da franquia original. 

    São bons filmes e é visível a tentativa dos produtores de deixar a franquia tão atraente quanto a história original, mas, por enquanto, ainda são apenas produções para passar o tempo, incapazes de gerar o mesmo frenesi. 

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tenta mudar as coisas para melhor, resta ver se os fãs vão responder positivamente a ele.

    Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

    Em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, o professor de Hogwarts sabe que o vilão Grindelwald planeja assumir o controle do mundo mágico. Por isso, ele conta com a ajuda a Newt Scamander para liderar um grupo de bruxos (e um trouxa) em uma missão perigosa. 

    A produção traz o retorno de Eddie Redmayne, Katherine Waterston e Ezra Miller no elenco. O roteiro é assinado por J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter, e Steve Kloves. Já a direção fica nas mãos de David Yates, cineasta responsável pelos dois primeiros filmes da franquia. 

    O longa já está nos cinemas.

    Veja mais