cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Porque existem tantos filmes da franquia 'Halloween'?

    Com o lançamento de Halloween: Kills, saga chega ao 12.º título
    Por Da Redação
    15/10/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Uma das franquias mais longevas da história do cinema está prestes a ganhar um novo capítulo.

    Estreia no Brasil o filme Halloween Kills: O Terror Continua (2021), 12.º título da saga de terror estrelado por Jamie Lee Curtis, sobre o assassino Michael Myers que foi internado em um sanatório quando criança pelo assassinato de sua irmã, Judith Myers.

    Mas por que existem tantos filmes de um só universo? Não é como se Halloween fosse cria de Star Wars, que confere uma história única, original e expansiva a ponto de ganhar diversas ramificações. 

    O lançamento do primeiro título da saga pode ajudar a explicar. Continue a leitura e entenda o porquê de tantos filmes.

    O motivo de tantos filmes da saga Halloween; uma explicação

    O primeiro título de Halloween, lançado em 1978 e dirigido pelo mestre John Carpenter foi um sucesso assombroso. 

    Veja só o seu panorama: com um orçamento mísero de 300 mil dólares, Halloween foi simplesmente um das maiores bilheterias, não somente daquele ano, como da década de 1970. Ao todo, o filme arrecadou por voltar de 70 milhões. Para um orçamento abaixo da linha de meio milhão, este valor é imensamente alto.

    Para além disso, o público só sabia comentar sobre a mocinha vivida por Jamie Lee Curtis e o assassino Michael Myers. Jamie virou fenômeno. Filha da atriz Janet Leigh, uma das musas de Hitchcock, Lee Curtis estampou diversas capas de revistas e ganhou dois títulos interessantíssimos que ajudam também a explicar o fenômeno gerado pelo filme: final girl (garota final, em tradução) e scream queen (rainha dos sustos).

    Tamanho o sucesso só poderia significar uma coisa: sequências a caminho.

    Emblemática cena do filme setentistaDivulgação (Falcon International Productions)

    Tradição

    Outro motivo que ajuda a explicar o fenômeno Halloween simplesmente gira em torno de seu nome. Nos Estados Unidos, a cultura da época mais "assustadora" do ano é muito disseminada entre crianças, jovens e adultos. 

    Existe uma série de tradições referentes ao tema, como a famigerada colheita de doces intitulada "doce ou travessura". Ao conceber um filme terror cuja parte da premissa girava em torno de alguns dos elementos da tradicional época, era receita prática para dar um gostinho de quero mais.

    Lançado próximo ao dia das bruxas, 31 de outubro, o filme também passou a ser um símbolo da época, virando fantasias e motivo para celebração. Até sua trilha se tornou icônica e um marco da cultura pop. Isso é mais um motivo que os produtores encontraram para que a franquia fosse estendida. 

    Respaldo

    Além de tudo o que foi dito aqui, uma coisa é certa Halloween é simplesmente um clássico do terror. Feito com um orçamento mínimo e com ares de cinema independente, o filme ajudou a revitalizar todo um gênero que estava levemente ignorado. 

    Seu respaldo vai até mesmo além do público-alvo, visto que o filme é reconhecido como um dos mais importantes do gênero pela crítica e pela indústria, colecionando honrarias do American Film Institute e do National Film Registry. 

    O que esperar de Halloween Kills: O Terror Continua?

    Servindo como uma sequência do longa de 2018, o novo filme mergulha em algo ainda mais profundo do que os traumas enraizados de Laurie Strode, personagem de Jamie Lee Curtis. Ele mostra como os moradores da cidade de Haddonfield, em Nova Jersey, ainda temem o retorno do vilão Michael Myers (Nick Castle).

    O filme começa minutos após o desfecho de Halloween, no qual Laurie, sua filha Karen (Judy Greer) e sua neta Allyson (Andi Matichak) conseguiram incendiar a casa onde estava o assassino e partir em busca de ajuda para os ferimentos da matriarca. No hospital, Laurie está aliviada em ter, finalmente, derrotado o temido vilão. Mas será que essa paz durará para sempre? 

    Veja um trailer de Halloween Kills: O Terror Continua

    Leia também