cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Porque os personagens dos quadrinhos são tão recicláveis?

    Capitão América 4 não é o único caso
    Por Daniel Reininger
    24/08/2021 - Atualizado há 24 dias

    Capitão América 4 traz um novo personagem no papel do herói: Sam Wilson, o Falcão vivido por Anthony Mack, substitui Steve Rogers, de Chris Evans como o bandeiroso. E isso é algo bem comum nas HQs.

    Passando o manto

    Estamos vendo isso acontecer com Viúva Negra, cujo manto foi assumido pela irmã de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), Yelena Belova (Florence Pugh), após a morte da Vingadora.

    Na série do Gavião Arqueiro veremos Clint Barton (Jeremy Renner) se aposentando e dando lugar à sua sucessora: Kate Bishop (Hailee Steinfeld).

    Devemos ver o manto do Pantera Negra para Shuri (Letitia Wright), irmã de T'Challa (Chadwick Boseman).

    Já sabemos que Riri Williams estará em Pantera Negra 2 e ela deve ocupar o lugar do Homem de Ferro, com o nome Coração de Ferro. Embora o ator Don Cheadle, o Máquina de Combate, seja outra opção.

    Existe a série da Miss Marvel, com foco em Kamala Khan (Iman Vellani), mas vale lembrar que nos quadrinhos a Miss Marvel era Carol Danvers, hoje vivida por Brie Larson.

    Isso só para citar o Universo Cinematográfico Marvel.

    Jeremy Renner Gavião ArqueiroReprodução

    Entenda

    Nos quadrinhos, isso é muito comum. Diversos personagens já foram o Capitão América, por exemplo, assim como Batman e Robin na DC, entre outros. 

    Isso acontece por um simples motivo: Super-heróis são símbolos e símbolos podem ser mantidos independentemente de quem está por trás da máscara.

    Pense num Rei de um reino qualquer. Ao morrer, uma pessoa assumirá o papel de Rei. O cargo não acaba porque uma pessoa morreu. O mesmo vale para muitos heróis icônicos.

    E porque isso acontece? Simples: Em termos de narrativa, porque as pessoas envelhecem, morrem e se aposentam. Em termos editoriais, para trazer algo novo à velhas histórias.

    Não confunda com mudança de ator

    Estamos falando aqui de mudanças de persoangens dentro de um mesmo universo, ou seja, de um personagem passar o manto de herói para outro.

    É algo bem diferente do que acontece, por exemplo, no caso de mudança de atores que vivem o mesmo papel.

    Veja o caso de Homem-Aranha 3 - Sem Volta para Casa. O filme deve ter 3 Peter Parkers dos cinemas, mas isso só acontece porque o Multiverso abriu portas entre seus universos e os conectou.

    Ou seja, em nenhum momento existiu uma passagem de manto de um para o outro, porque essencialmente Tobey Maguire Andrew Garfield e Tom Holland viveram a mesma pessoa, apenas atores diferentes em franquias diferentes, com universos próprios.

    O mesmo vale para o Batman, vivido por Adam West (1966 — 1968), Michael Keaton (1989), Val Kilmer (1995), George Clooney (1997), Christian Bale (2005 - 2012) e Ben Affleck (2016 — 2017). Todos sempre em universos diferentes, vivendo, de fato, a mesma pessoa: Bruce Wayne. 

    Pegou a diferença com o caso do Capitão América?

    Cena Filme Homem-Aranha: Longe CasaReprodução

    Ressurreição

    Além da passagem de manto de um persoangem para outro dentro do mesmo universo, existe outro fator que faz heróis serem praticamente imortais: A volta dos mortos.

    Em um mundo de fantasia e alta tecnologia, como dos quadrinhos, não chega a ser algo incomum a capacidade de trazer personagens de volta à vida. Seja por magia, tecnologia, mudança de realidade ou como for, muitos heróis e vilões já morreram e voltaram inúmeras vezes. É algo que quem lê HQs está acostumado de ver.

    No cinema também já vimos isso acontecer com Loki (Tom Hiddleston) e Gamora (Zoë Saldaña), ambos de linhas do tempo diferentes da padrão dos Vingadores e, mesmo após suas mortes, estão de volta ao MCU.

    Multiverso

    A ficção científica nos apresentou a possibilidade dos universos paralelos, o chamado Multiverso. 

    Multiverso é um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos.

    Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe: a totalidade do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das leis e constantes físicas que os descrevem. Eles podem ter versões diferentes das mesmas pessoas e eventos.

    Muitas possibilidades

    Existe uma infinidade de histórias e universos a serem explorados e isso é ótimo, porque garante muitas histórias com personagens ícônicos, além de algumas boas novidades.

    Quando esses universos colidem, seja nos quadrinhos ou nos cinemas, algumas grandes história garantem encontros inusitados, exatamente como veremos em  Homem-Aranha 3 - Sem Volta para Casa

    Pos sinal, veja o trailer do filme:

    Veja mais