cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Por que você deve ver O Mundo Sombrio de Sabrina

    Série da Netflix virou um sucesso de público por trazer representatividade e terror na medida certa
    Por Thamires Viana
    15/07/2020

    A Netflix anunciou que a parte 4 de O Mundo Sombrio de Sabrina, releitura dark da origem e das aventuras de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira, será a última da atração. Logo após o anúncio, os fãs da bruxinha lamentaram o encerramento precoce da atração e o assunto rendeu nas redes sociais.

    Seguindo a linha de clássicos como O Bebê De Rosemary e O Exorcista, a adaptação traz a jovem Sabrina (Kiernan Shipka) no auge de seus 16 anos lutando para conciliar sua natureza dupla – meio bruxa, meio mortal – enquanto combate as forças do mal que ameaçam a sua própria vida, a de sua família e o mundo habitado pelos humanos.

    Saiba porque você deve ver O Mundo Sombrio de Sabrina:

    Representatividade

    Cena de O Mundo Sombrio de Sabrina


    A série se tornou um sucesso na plataforma pela forma como quebra estigmas e traz naturalidade a assuntos importantes. Questões como identidade de gênero e etnia são trazidos na maioria dos episódios. Um exemplo é a personagem Susie, vivida por Lachlan Watson, que revela sua transexualidade no decorrer da atração e ganha um destaque importante durante a transição. Quando assume o nome Theo nos episódios posteriores, muitas discussões sobre os pronomes usados para chamá-lo e até mesmo questões clínicas são abordadas de forma delicada e didática.

    Vale pontuar que na vida real Watson nasceu uma menina, mas até os 15 anos de idade se identificou como um homem transgênero. Atualmente, aos 18, se identifica como uma pessoa não-binária (quando a identidade de gênero não é nem inteiramente masculina, nem inteiramente feminina). 

    Outro ponto de destaque em O Mundo Sombrio de Sabrina é a representatividade negra que a série traz. Ela insere três personagens negros no núcleo da trama e garante um destaque - nada estereotipado, ufa - às histórias individuais deles: Ambrose (Chance Perdomo), Rosalind (Jaz Sinclair) e Prudence (Tati Gabrielle). 

    Ambrose é primo de Sabrina e um bruxo com poderes únicos, que assume o controle da situação sempre que a prima arma alguma coisa envolvendo magias. Já Rosalind, melhor amiga da jovem, descobre uma maldição herdada de sua avó, mas usa isso a seu favor e recorre aos poderes para ajudar Sabrina. Já Prudence lidera um trio de irmãs bruxas, quase rivais de Sabrina, e assume um papel ainda mais importante nos eventos que acontecem na Academia de Artes Ocultas.

    Diversão e terror na medida certa

    Continua após o anúncio
    Cena da segunda temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina


    A série traz jovens vivendo o ápice dos conflitos da adolescência, portanto, diversão e referências não faltam! Sabrina, além de se dividir entre a vida de meio humana, meio bruxa, enfrenta crises nas amizades, relacionamentos e colégio, o que cria identificação com o público alvo da atração. Mesmo lidando com magias e inimigos demoníacos, ela vivencia os momentos de diversão ao lado de seus amigos e da família, e isso mostra que a série sabe bem como dosar a comédia.

    É preciso destacar Tia Hilda (Lucy Davis) como uma das personagens mais divertidas da atração! A cada cena, a bruxa insere um humor característico e arranca boas gargalhadas do público. 

    Já o terror é também é muito bem representado em O Mundo Sombrio de Sabrina. Diferente da antecessora, Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira, a releitura traz fotografia mais densa e obscura para contar os detalhes da vida da bruxinha, enquanto detalhes assustadores não são poupados. Demônios, assombrações e exorcismos tomam a tela envoltos em excelentes efeitos especiais. 

    Trama envolvente

    Cena de O Mundo Sombrio de Sabrina


    Sabe aquelas séries que te prendem na frente da tela? Pois bem, com O Mundo Sombrio de Sabrina vai ser difícil apertar o pause no controle! A atração não faz jus ao suspense apenas no gênero, mas também ao final de cada episódio e insere ganchos difíceis de serem ignorados por quem assiste. 

    Com uma trama agitada, a série dificilmente cai na mesmice e evita os altos e baixos comuns em séries mais extensas. Atualmente com três temporadas, ela continua rendendo ótimos momentos e surpresas ao público.

    O Mundo Sombrio de Sabrina está disponível no catálogo da Netflix. A parte 4, que encerrará a atração, chega à Netflix em 31 de dezembro.

    Veja também: 

    O Mundo Sombrio de Sabrina: luta e união destacam trailer da temporada final

    O Mundo Sombrio de Sabrina: Conheça os personagens da série

    O Mundo Sombrio de Sabrina será encerrada na parte 4