Portal lança série documental PCC: Primeiro Cartel da Capital

Atração conta a história de uma das mais conhecidas facções criminosas do país

19/11/2019 11h37

Por Thamires Viana

O UOL lançou nesta terça-feira (19) a série documental PCC – Primeiro Cartel da Capital, atração que faz parte do selo MOV.doc, destinado a produções documentais do portal. A história e os bastidores de uma das mais conhecidas facções criminosas do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), será contada em quatro episódios.

Com direção do cineasta, jornalista e fotógrafo João Wainer, a série é o resultado de um trabalho da equipe de repórteres do UOL Notícias, trazendo conteúdos de líderes da facção a relatos de ex-participantes próximos ao grupo.

Entre os conteúdos estão uma carta de Geleião, fundador do PCC, e depoimentos de ex-detentos que conviveram de perto com os líderes. Foram mais de 25 entrevistados que desenham a realidade do PCC, iniciado em cadeias de São Paulo e depois expandido para todo o Brasil.

Confira a descrição dos episódios:

1. Origem: O primeiro episódio mostra como o PCC foi fundado em 31 de agosto de 1993, por oito presidiários, no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté, até então a prisão mais segura do Estado de São Paulo. Especialistas em Segurança Pública, ex-detentos e ex-membros da facção relatam como ocorreu a primeira grande ação do grupo, em 2001, quando 29 prisões entraram em rebelião simultaneamente. (17 min)

2. Marcola: O segundo episódio mostra como o assaltante de bancos derrubou os fundadores do PCC, Cesinha e Geleião, tornando-se o principal líder da facção. O episódio também foca na ação de 12 de maio de 2006, quando uma onda de ataques a bases policiais e ônibus paralisou a cidade de São Paulo. (14 min)

3. Cartel: No terceiro episódio, a produção trata do ponto de virada em que o PCC se transforma em grande negócio de tráfico de drogas, dominando as rotas de transporte de cocaína para a Europa e o norte da África. (14 min)

4. Guerra: A série finaliza com o episódio que mostra a explosão dos combates entre o PCC e outras facções criminosas do País, na luta pelo monopólio das rotas do tráfico na região Norte do Brasil. (14 min)

PCC – Primeiro Cartel da Capital tem direção de João Wainer, reportagem de Aiuri Rebello, Eduardo Militão, Flávio Costa e Luís Adorno, e apresentação de Débora Lopes.

Para conferir a série, acesse o site oficial.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus