cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Porto Alegre realiza mais uma edição do projeto Cinema Falado

    Por Da Redação
    08/07/2001

    Como faz todos os anos, a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre irá realizar mais uma edição do projeto Cinema Falado, que há seis anos promove na capital gaúcha um grande debate cinematográfico em torno de algum tema específico. Em anos anteriores, estes seminários discutiram questões como a representação da violência no cinema, as relações entre cinema e política ou o erotismo no cinema, trazendo a Porto Alegre um elenco de personalidades do meio intelectual, do cineasta italiano Ettore Scola à atriz Odete Lara, de realizadores consagrados como Rogério Sganzerla e Walter Lima Jr. a novos talentos como Beto Brant e Tata Amaral.

    Em 2001, aproveitando o significado simbólico da data, o evento está propondo uma discussão sobre as perspectivas do cinema neste século que inicia. Dividido em três mesas, o seminário debaterá várias questões sobre o futuro da arte cinematográfica.

    Confira os temas e os convidados que participarão das mesas debatedoras:

    O FUTURO DO CINEMA (10/07/2001)

    Mesa que irá discorrer sobre as possibilidades estéticas do cinema no começo do novo milênio e sua capacidade de sobrevivência enquanto forma privilegiada de expressão artística. Fazem parte da mesa: Leon Cakoff (crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Daniel Piza (colunista do jornal O Estado de S.Paulo), Liliana Sulzbach (diretora de curtas premiados em vários festivais no Brasil e no Exterior) e Lírio Ferreira (diretor de Baile Perfumado, co-dirigido por Paulo Caldas).

    O CINEMA DO FUTURO (17/07/2001)

    Mesa que irá discutir o impacto das novas tecnologias, especialmente o vídeo digital e a Internet, no cinema contemporâneo. Fazem parte da mesa: André Parente (professor universitário com vários livros publicados sobre o assunto), Carlos Gerbase (diretor do longa Tolerância e de vários curtas-metragens premiados), Gustavo Steinberg (roteirista de Cronicamente Inviável) e Francesca Azzi (diretora e uma das curadoras do Brasil Digital - Festival Brasileiro de Cinema na Internet).

    O CINEMA VÊ O FUTURO (24/07/2001)

    Mesa que irá se concentrar em torno dos filmes que se tornaram célebres por suas visões antecipatórias, analisando as diferentes representações do futuro pelo cinema. Fazem parte da mesa: Jorge Coli (professor universitário e atual Secretário da Cultura de Campinas), Nicolau Sevcenko (professor do Departamento de História da USP), Marina Person (apresentadora da MTV que dirigiu o curta Almoço Executivo) e João Guilherme Barone (roteirista de cinema e televisão e atualmente coordenador do curso de pós-graduação em cinema da PUC/ RS).

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail (salapfgastal@smc.prefpoa.com.br) ou pessoalmente, no 3º andar da Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551), em Porto Alegre.