cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Praia do Futuro: diretor e elenco divulgam filme em SP

    Karim Aïnouz volta aos temas que lhe são caros e leva às telas mais um bom filme
    Por Roberto Guerra
    06/05/2014
    Praia do Futuro

    O cearense Karim Aïnouz desde cedo pôs o pé na estrada. Morou no Rio de Janeiro, Brasília, Paris, Nova York e hoje se divide entre a Europa e o Brasil. Não à toa em seus filmes os personagens estão sempre em movimento, ganhando a estrada em busca de respostas a questionamentos nem sempre muito claros para eles mesmos. Foi assim em O Céu de Suely (2006), Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (2009), O Abismo Prateado (2011) e agora com seu novo longa, Praia do Futuro, que fez parte da seleção oficial do Festival de Berlim deste ano.

    "Eu não penso muito em porque a estrada é cenário recorrente em meus filmes, mas acho que tem a ver com meu próprio percurso, minha jornada de vida. É inevitável coisas autobiográficas surgirem, mas não sou narcisista, sempre tenho o cuidado de que possa interessar aos outros", disse Ainouz nesta terça-feira em entrevista coletiva realizada em São Paulo. O encontro contou com as presenças dos atores Wagner Moura, Jesuíta Barbosa, Clemens Schick e da produtora Georgia Araújo.

    No filme, Moura interpreta Donato, militar do corpo de bombeiros que atua como salva-vidas na famosa praia cearense que dá nome ao longa. Depois de uma frustração no trabalho, que o leva inadvertidamente a conhecer o turista alemão Konrad (Clemens Schick), Donato abandona tudo no Brasil, inclusive o irmão mais novo, Ayrton (Jesuíta Barbosa), que o venera, e parte para Berlim com o novo amor.

    "Para mim é um filme sobre raiva e tristeza, sobre como uma perda inicial produz muita dor, mas também vida", afirma Aïnouz, que classificou Praia do Futuro como um "melodrama masculino". Na trama, pautada pelo relacionamento conflituoso desses três homens, ganha destaque o caso amoroso entre Donato e Konrad, retratado no filme em cenas ousadas de sexo entre Moura e Schick. O relacionamento gay dos personagens foi tema de diversas perguntas por parte da imprensa presente ao encontro.

    Para Moura, a produção não deveria chamar atenção pelo fato de seu personagem ser homossexual e, sim, por abordar a questão do abandono. O relacionamento gay presente no filme, segundo o ator, é apenas um detalhe no meio de uma história tão complexa. Questionado se o público que o conheceu como o durão capitão Nascimento de Tropa de Elite não iria estranhar, o ator disse não se importar: "A resposta sincera é que tanto faz."

    Clemens Shieck reforçou o discurso do ator brasileiro: "Ninguém pergunta se é difícil fazer um personagem heterossexual, só o gay. Dar vida a um personagem, qualquer que seja, é descobrir o outro, é entendê-lo." Segundo o alemão, as cenas íntimas com Moura soaram verdadeiras graças aos ensaios e entrosamento antes das filmagens.

    Praia do Futuro estreia na próxima quinta-feira (15) nas salas brasileiras. 

    Assista ao trailer: