cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Prêmio IBAC 2010 prestigia iniciativas brasileiras de cinema

    Por Da Redação
    17/11/2010

    A segunda edição do Prêmio do Instituto Brasileiro Arte e Cultura (IBAC) contemplará quatro áreas da arte e da cultura brasileira, entre elas o cinema. Junto à sétima arte, são contempladas na cerimônia também as maiores contribuições, a pessoas ou entidades, em arquitetura, dança e música.

    O prêmio ocorrerá no dia 24 de novembro, no auditório da Aliança Francesa, e será apresentado pelo ator Milton Gonçalves (Segurança Nacional) e pela escritora Mariana Trama. Celso Sabadin e Heitor Augusto, do Cineclick, estão no júri, também composto por Alfredo Sterheim (SET) e Cid Nader (Cinequanon).

    Entre os candidatos a Melhor Contribuição para o cinema, estão: a Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial do Estado, que publicou a biografia de mais de 100 personalidades ligadas ao cinema e às artes cênicas; o Coletivo Alumbramento, pelo incentivo a um novo ciclo de realizações fora do eixo Rio-São Paulo; e a Revista Eletrônica Zingu, pela arqueologia do cinema brasileiro não oficial, particularmente na pesquisa realizada sobre obras do Cinema da Boca e do Cinema Carioca de consumo popular.

    No ano passado, foi premiado o professor Máximo Barro, de 80 anos, que é montador, escritor e um dos maiores pesquisadores da historiografia do cinema brasileiro. O objetivo da premiação é contemplar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, profissionais ou amadoras, cuja atuação seja relevante para a preservação e difusão do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro.