cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Primeira diretora a ganhar um Oscar comemora 59 anos

    Por Da Redação
    27/11/2010

    A diretora Kathryn Bigelow, que ganhou o Oscar de Melhor Direção neste ano, por Guerra ao Terror, faz 59 anos hoje. Ela disputou a estatueta com seu ex-marido, James Cameron, responsável por Avatar, que também era franco favorito ao prêmio na 83ª edição da cerimônia, vez que seu filme se tornou o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.

    Kathryn tornou-se a primeira mulher a ganhar um Oscar na categoria, além de ser a primeira mulher premiada no mesmo quesito nas cerimônias da Directors Guild of America (foto), do Critics' Choice e no prêmio BAFTA. Embora tenha aparecido mais vigorosamente para o público e crítica com seu filme mais recente, Kathryn já tinha dirigido uma série de filmes notáveis, como o terror Quando Chega a Escuridão, a ação Caçadores de Emoção e a ficção científica Estranhos Prazeres.

    É curioso lembrar que Guerra ao Terror foi lançado direto em DVD no Brasil, sem expectativas de que fosse dar bilheteteria, só entrando em cartaz após as indicações ao Oscar. Com o filme, que mostra uma série de problemas derivados da Guerra do Iraque, Kathryn se juntou em definitivo à constelação de importantes diretoras, que já incluem Sofia Coppola (Um Lugar Qualquer), Susanne Bier (Em Um Mundo Melhor), Catherine Hardwicke (Crepúsculo), Jennifer Lynch (Sob Controle), Lucrecia Martel (A Menina Santa), Laís Bodanzky (As Melhores Coisas do Mundo), Kátia Lund (Cidade de Deus), Suzana Amaral (Hotel Atlântico), Lone Scherfig (Educação), Tizuka Yamazaki (Aparecida, o Milagre), entre muitas outras. Fica aqui o parabéns do Cineclick não só para Kathryn, mas a todas elas por quebrarem barreiras e nos darem o melhor de sua arte.