As principais versões de Hércules, do original ao live-action
O personagem da mitologia grega terá mais um filme feito pela Disney
A mitologia grega é uma das fontes inesgotáveis de ideias para o cinema. Desde os primórdios da Sétima Arte, diversos filmes trouxeram histórias clássicas desse tema, algumas que se repetiram várias vezes nas telas pela sua fama e potencial. Uma delas é a de um dos seus principais personagens, o poderoso Hércules.
Na sua trajetória original, ele é um semideus fruto da relação do líder do Olimpo, Zeus, com uma amante mortal, Alcmena. A esposa de Zeus, Hera, por raiva da traição do marido, procurou matar Hércules a vida inteira, mas as suas tentativas eram em vão pela sua força absurda.
O ponto de virada na vida de Hércules foi quando Hera conseguiu enlounquecê-lo a ponto de matar a esposa e os filhos. Como redenção pelo ato, ele realiza os famosos 12 trabalhos, que o colocam nas missões que se tornaram indissociáveis do personagem.
A maioria das versões de Hércules adaptadas para as telonas tomaram muitas liberdades criativas, algumas mais e outras menos. Confira as principais delas:
Pietro Francisci
Não havia como o semideus não estar na Sétima Arte nas décadas de 1950 e 1960, em que os grandes épicos foram filmados. Quem ficou encarregado de levar Hércules para as telonas na época foi o cineasta italiano Pietro Francisci, que realizou três longas do personagem: Hércules (1958), Hércules e a Rainha Lídia (1959) e Hércules, Sansão e Ulisses (1963).
Nos dois primeiros filmes, Hércules é vivido por Steve Reeves, enquanto no terceiro Kirk Morris ocupa o papel. Na estreia do personagem com Francisci, há uma fidelidade maior à lenda original do semideus, pois o foco é nos seus 12 trabalhos, enquanto o segundo o coloca no meio de intrigas familiares.
Já o terceiro é uma espécie de Vingadores de personagens clássicos, como o próprio título já diz.
Lou Ferrigno
O famoso intérprete do Hulk na série de TV clássica e o grande adversário de Arnold Schwarzenegger no fisiculturismo interpreta Hércules em uma aventura extremamente oitentista. O motivo disso: o semideus enfrenta robôs no longa!
A produção de 1983 também foi dirigida por um cineasta italiano, Luigi Cozzi. Tanto o diretor como Ferrigno retornaram para uma sequência em 1985, As Aventuras de Hércules, onde o herói grego enfrenta deuses renegados.
Kevin Sorbo e TV
É impossível não associar Kevin Sorbo a Hércules. O ator foi o responsável por estabelecer o personagem na televisão, tanto com filmes para as telinhas como uma série.
O tom desses projetos era algo muito mais aventuresco e com tramas fechadas, sem necessariamente focar na fidelidade à mitologia do semideus. Não à toa, em quase todas essas histórias o seu grande amigo Iolaus (Michael Hurst) também está presente, ao melhor estilo Batman e Robin.
Outra prova desse tom divertido das produções de Kevin Sorbo é o famoso crossover com Xena, a Princesa Guerreira, na série de TV da personagem.
Kellan Lutz, de Crepúsculo
Em 2014, o Emmett de Crepúsculo, Kellan Lutz, viveu o semideus em uma adaptação totalmente voltada para a fantasia. Os poderes de Hércules são explorados a fundo e a ação coloca o personagem em alguns ambientes inusitados, como, por exemplo, uma arena de gladiadores.
Na trama, o protagonista é exilado do reino por causa de um romance proibido. A direção do longa é de Renny Harlin, cineasta que também ocupou tal cargo em Duro De Matar 2.
The Rock
A última adaptação de Hércules nas telonas. Também de 2014, a adaptação do mito grego do semideus contou com o carismático Dwayne "The Rock" Johnson no papel principal, em uma história que brinca justamente com o aspecto mítico da lenda.
Na trama, Hércules é um mercenário contratado por um rei para treinar o seu exército. Com muita ação, a história consegue ir de uma característica mais realista a super-heróica pelo tom do roteiro.
A direção é de Brett Ratner, cineasta responsável pela franquia A Hora Do Rush.
Disney
A adaptação mais famosa de Hércules. A animação da Disney de 1997 ficou marcada na cultura pop por misturar os elementos clássicos da mitologia do personagem, como a batalha contra a Hidra de Lerna, aos da casa do Mickey Mouse, como músicas marcantes.
O ator que emprestou a sua voz ao semideus no filme animado foi Tate Donovan. Outras vozes conhecidas do longa são as de Danny DeVito, Rip Torn e James Woods.
Recentemente, seguindo a leva de remakes da Disney, a animação será transportada para as telonas em um filme com atores. Ainda há poucos detalhes sobre o projeto, mas algumas contratações de bastidores foram confirmadas: Dave Callaham, de Mulher-Maravilha 1984, escreverá o roteiro e os irmãos Joe e Anthony Russo, de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato, ocupam os cargos de produtores.
Veja também:
Os 15 melhores filmes épicos do cinema