Proposta pode dar fim à greve de roteiristas
Uma nova oferta foi apresentada por representantes dos estúdios de Hollywood para tentar colocar um fim à greve iniciada por roteiristas em 5 de novembro. No novo acordo, eles receberiam mais de US$ 130 milhões como compensação adicional ao salário atual.
O Sindicato dos Roteiristas Americanos (WGA) exige melhor distribuição dos lucros decorrentes da venda de DVDs e dos direitos comercializados na internet e na telefonia móvel. A oferta da AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) inclui também melhorias na relação com os novos meios de comunicação e tecnologia.
Apesar da proposta, o WGA não ficou satisfeito e, nesta terça-feira (4/12), deve apresentar seu parecer. Segundo o sindicato, a oferta não cobre a reforma do contrato que está pleiteando, concentrando-se apenas na emissão de programas pela internet, financiados pela publicidade, sem fazer menção a downloads e receitas geradas por reprises de filmes e seriados.
A greve já prejudicou a produção de seriados e filmes como Shataram, com Johnny Depp, Angels and Demons, com Tom Hanks, e Pinkville, de Oliver Stone.