cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mulher enfrenta trabalho escravo em busca do filho em cena de 'Pureza'

    Longa estrelado por Dira Paes é baseado em fatos
    Por Redação
    14/04/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A Downtown Filmes liberou com exclusividade ao Cineclick uma cena inédita do filme Pureza, vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais.

    No trecho, Dona Pureza (Dira Paes) se arrisca como cozinheira numa fazenda que escraviza trabalhadores rurais a fim de tentar encontrar seu filho desaparecido. Por lá, ela começa a sofrer assédio do capataz Narciso (Flavio Bauraqui). O longa é inspirado numa história real.

    Trama

    O filme se passa no interior do Maranhão, onde Dona Pureza trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel. Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Quando fica meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro. 

    Na busca por Abel, Pureza percorre cidades, se embrenha em fazendas e descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.

    Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo - sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.

    Inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na História do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

    Assista

    O impactante filme com Dira Paes chega aos cinemas no dia 28 de abril.

    Veja mais