cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Qual é a história real por trás de Candyman?

    Candyman se tornou uma lenda urbana sobre o assassino do espelho
    Por Daniel Reininger
    23/08/2021 - Atualizado há 23 dias

    A Lenda de Candyman é o reboot de O Mistério de Candyman, terror de 1992. O filme ganhou um trailer assustador e deixou muita gente animada com o que vem por aí, mas você sabe de onde vem essa lenda urbana?

    A história retrata um assassino de casaco, com gancho no lugar da mão direita, que aparece sempre que alguém repete cinco vezes seu nome diante de um espelho.

    Mas existe alguma verdade por trpas desse conto? A resposta simples é: sim! 

    Entenda:

    A Lenda urbana

    A história nasceu no conto de Clive Barker, publicado no Brasil pela DarkSide Books. Na trama, Candyman era Daniel Robitaille, um dos muitos escravos de uma plantação de New Orleans. Ele se envolve com a filha do dono das terras e acaba morto sob tortura. 

    Depois de espancado e ter sua mão decepada, é amarrado tem mel espalhado pelo seu corpo e rosto para ser atacado por abelhas e formigas. Pessoas que testemunharam o assassinato debocharam dele e o chamaram de Candyman 5 vezes. 

    Maldição

    Daniel, antes de morrer, amaldiçoou todos que estavam ali e Candyman foi a última palavra que disse em vida. Um século depois, ele volta do Além com um gancho no lugar da mão cortada para quem ousasse pronunciar esta palavra cinco vezes em frente a um espelho. O destino do desavisado é a morte.

    A Lenda de Candyman

    Na trama, desde que os moradores se lembram, os projetos habitacionais do bairro Cabrini Green, em Chicago, eram aterrorizados por uma história de fantasma famosa sobre um assassino sobrenatural com um gancho na mão, facilmente invocado por aqueles que ousam repetir seu nome cinco vezes no espelho. 

    Nos dias atuais, uma década depois que as últimas torres de Cabrini foram derrubadas, o artista visual Anthony McCoy e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright, se mudam para um condomínio de luxo no local.

    Um encontro casual com um residente antigo de Cabrini expõe Anthony à verdadeira história por trás de Candyman. 

    Anthony começa a explorar esses detalhes macabros em seu estúdio como uma nova fonte de inspiração para suas pinturas, abrindo sem saber uma porta para um passado complexo que desafia sua própria sanidade.

    A realidade

    Para surpresa de todos, a ideia de um assassino sair pelo armário do espelho do banheiro é algo que realmente aconteceu em Chicago. 

    Em uma reviravolta verdadeiramente perturbadora, é muito provável que a história de Candyman tenha sido baseada no horrível assassinato real de Ruthie Mae McCoy, num conjunto habitacional como o do conto.

    O repórter Steve Bogira revelou em dois artigos no Chicago Reader de 1987 e 1990, antes do conto ser publicado, detalhes do terríveis assassinato, no qual McCoy foi morta de forma violenta em seu apartamento, mas não havia evidências claras de uma invasão.

    No entanto, depois de levar em conta a ligação de McCoy para o 911, onde ela alegou ter ouvido pessoas em suas paredes, os detetives fizeram buscas na casa e logo descobriram uma passagem atrás do armário de remédios do banheiro e determinaram que esse foi a forma de entrada.

    Filmes

    Candyman foi interpretado por Tony Todd no filme de 1992. O longa teve duas continuações, Candyman: Farewell to the Flesh (1995) e Candyman: Day of the Dead (1999).

    No filme que será lançado em 26 de agosto, o aspecto psicológico também promete ser muito importante, afinal, o produtor é ninguém menos que Jordan Peele, diretor de Corra! e Nós. Quem assume a direção desse filme, por sua vez, é Nia DaCosta, de Little Woods

    O elenco traz Yahya Abdul-Mateen II, o Arraia Negra de Aquaman, no papel da entidade. Além dele, o filme também conta com Teyonah Parris (Se A Rua Beale Falasse) e Nathan Stewart-Jarrett (O Menino Que Queria Ser Rei).

    Confira o trailer: 

    Veja mais