cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Qual é a melhor ordem para ver os filmes do 'Batman'?

    Explicamos como assistir a todos os longas do herói
    Por Daniel Reininger
    07/03/2022 - Atualizado há 3 meses

    Para muita gente, o novo filme do Batman é só mais um no meio de uma infinidade de outros títulos do herói. Tanto que ouvi muito a pergunta nos últimos dias: "qual ordem para ver os filmes dele?".

    Bem, pensando nisso, resolvi esclarecer qual é a desse filme e ainda criar uma ordem lógica para ver todos os filmes do herói da DC. Se é que é possível.

    Batman 2022

    É importante saber que o novo Batman é um filme  sem ligação com os anteriores, assim como não se conecta ao universo expandido da DC nos cinemas, da qual a Liga da Justiça ou Esquadrão Suicida fazem parte.

    E fique claro, não existe uma ordem real para ver todos os filmes do Batman, já que são de franquias diferentes, mas tentei criar algo unindo todos os longas para ajudar quem quer encarar essa maratona.

    Dito isso, é sim interessante ver os longas do herói numa ordem específica e nessa matéria coloco essa forma que pode ser interessante.

    No cinema

    Batman foi o primeiro super-herói da Era de Ouro dos quadrinhos a ganhar um live-action. Na década de 1940, dois cine-seriados foram lançados sobre o Morcego: O Batman (1943), com Lewis Wilson no papel principal, e Batman & Robin, com Robert Lowery no papel do herói.

    A partir de 1989, diversos filmes do personagem foram feitos. Tim Burton dirigiu os aclamados Batman (1989) e Batman: o Retorno (1992), com Michael Keaton como herói.

    O cineasta Joel Schumacher deu continuidade a série dirigindo: Batman Eternamente (1995), com Val Kilmer, e depois Batman & Robin (1997), com George Clooney como o Morcego. São continuações dos longas de 1989 e 1992.

    A trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan começou com Batman Begins (2005) e teve Christian Bale no papel principal. Cavaleiro das Trevas (2008) contou com a memorável interpretação de Heath Ledger como do Coringa, que lhe rendeu o Oscar póstumo de melhor ator-coadjuvante. Esse ainda é considerado um dos melhores longas do gênero. Seu encerramento aconteceu com o fraco O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

    Em 2016, a DC deu início ao seu Universo cinematográfico estendido a fim de competir com os filmes da Marvel. Ben Affleck foi escolhido para viver herói em Batman vs Superman: Origem da Justiça (2016), mas ele largou o papel depois do fracasso de Liga da Justiça

    Os filmes

    Cada um desses filmes mostram um ângulo do Cavaleiro das Trevas:

    • Batman (1989) e Batman: o Retorno (1992), mostram o herói já estabelecido enfrentando os piores de Gotham, com foco na fantasia e visual gótico,
       
    • O mesmo vale para Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997). O diferencial é que esses filmes introduzem o Robin e a Batgirl como seus aliados e são mais coloridos e ainda mais fantasiosos.
       
    • Com foco no realismo, a trilogia Cavaleiro das Trevas mostrou a origem do herói com Batman Begins (2005), sua evolução em Cavaleiro das Trevas (2008) e seu legado em O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).
       
    • Batman vs Superman: Origem da Justiça (2016) mostra um herói mais velho, que volta à ativa por conta dos eventos de O Homem de Aço (2013).
       
    • Batman (2022) chega com foco nos primeiros anos do herói, sem mostrar sua origem de fato e com uma tom mais de filme de suspense e investigativo, afinal, é a primeira vez que vemos o Homem-Morcego nas telas como ele é melhor representado nos quadrinhos: um grande detetive.

    Ordem para ver

    Com isso tudo em mente, ao meu ver, a melhor ordem para ver os filmes é: 

    Começar pelo que mostra sua origem, depois ele estabelecido e finalmente envelhecido.

    Onde o longa de 2022 se encaixa em tudo isso? Se for pela ordem cronológica do personagem, logo depois de Begins, mas como é um filme bem diferente em termos de tom, ao meu ver, é mais interessante deixar para vê-lo por último. 

    Abstraia atores, diretores, tom e tudo mais se quiser ver em uma ordem que não divida as franquias em blocos independentes.

    Então veja uma sugestão de quais filmes ver em qual ordem:

    • Origem do herói
      Caso queira assistir da forma mais cronológica possível, veja Batman (2022) logo depois desse filme.
    • Coringa invade Gotham
      O herói já está estabelecido.
    • Pinguim quer vencer Batman e tomar Gotham
      O herói já está estabelecido.
    • Charada e Duas Caras causam caos em Gotham
      É um filme dispensável, mas vale para os curiosos. Aqui, o herói já está estabelecido e tem novos aliados.
    • Mr. Freeze e Hera Venenosa querem acabar com Gotham
      É um filme dispensável, mas vale para os curiosos. Aqui, o herói já está estabelecido e tem novos aliados.
    • Coringa causa caos em Gotham
      Batman já estabelecido enfrenta Gotham. O interessante aqui é ver o realismo após toda a fantasia dos filmes dos anos 90. Aqui, o herói já está estabelecido e enfrenta novas dificuldades.
    • É o fim da luta diária do Batman, mas seu legado continua
      Aqui, o herói já está estabelecido e tem novos aliados, enquanto Gotham enfrenta seu maior desafio.
    • Envelhecido, Batman sai da aposentadoria
      Ele quer enfrentar o Superman após uma tragédia, mas acaba criando a Liga da Justiça.
    • Batman investiga um Serial Killer
      Relista, sombrio e com foco no lado investigativo, esse filme fica mais interessante quando conhecemos as versões anteriores.

    Veja mais