cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Qual é a sequência de 'O Senhor dos Anéis'? Descubra

    Não sabe como continuar a saga? Te explicamos
    Por Daniel Reininger
    31/01/2022 - Atualizado há 4 meses

    É fácil amar O Senhor dos Anéis, mesmo depois de 20 anos de seu lançamento nos cinemas, por isso, mesmo muita gente se pergunta se existe alguma sequência para o longa ou qual a ordem correta para ver os filmes. 

    Decidimos esclarecer essas questões!

    Tanto no cinema, quanto na literatura, não existe uma continuação para O Senhor dos Anéis, que termina no livro O Retorno do Rei, terceiro da trilogia, com Frodo, Sam e todos os portadores do O Anel indo para as terras imortais. Entretanto, existem livros e filmes que se passam antes dos acontecimentos da trilogia, em livros como O Silmarilion e filmes como O Hobbit.

    Hobbit

    Vale lembrar que os seis filmes são divididos em duas trilogias: a de O Senhor do Anéis, lançada entre 2001 e 2003, e a de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014. 

    As duas foram comandadas pelo diretor Peter Jackson e a mais recente funciona como o prólogo das histórias vistas em O Senhor dos Anéis.

    A primeira mostra como Bilbo encontrou o Um Anel em meio a uma aventura inesperada. A segunda, que se passa antes, mostra o retorno de Sauron e a necessidade de destruir o Um Anel, agora passado para Frodo, sobrinho de Bilbo.

    Ordem dos filmes

    Inspirados pelos livros de J.R.R. Tolkien, os filmes do universo de O Senhor dos Anéis devem ser vistos na ordem abaixo em termos de cronologia:

    1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
    2. Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
    3. Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
    4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2002)
    5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2003)
    6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004)

    Uma Jornada Inesperada

    Esse filme é o inicio da aventura do hobbit Bilbo Bolseiro, que é convencido pelo mago Gandalf a ajudar um grupo de anões a recuperar suas terras e tesouros, dominadas por um terrível Dragão. É quando Bilbo encontra Sméagol, o Gollum, e o Um Anel. 

    Depois disso, as coisas evoluem (ao longo de 6 filmes) até chegarem ao ápice em O Senhor dos Anéis, que termina a história do Um Anel e dos Hobbits.

    O Silmarillion

    O Silmarillion é uma coletânea de obras literárias de J. R. R. Tolkien. Foi editada e publicada postumamente em 1977 por seu filho Christopher Tolkien com a ajuda de Guy Gavriel Kay, que, mais tarde, tornou-se um notável escritor de fantasia. 

    O livro conta o passado da Terra Média, bem antes da saga de O Hobbit e o Senhor dos Anéis.

    Continuação

    Tolkien até começou a escrever uma continuação de O Senhor dos Anéis, mas logo desistiu e a saga termina com o terceiro livro, O Retorno do Rei.

    Cena de O Senhor dos Anéis da AmazonReprodução

    Série da Amazon

    Programado para setembro, o programa deve ser o mais caro já feito e vai aprofundar a história da Terra Média ao mostrar os eventos que se passaram antes dos filmes O Hobbit e A Sociedade do Anel.

    Ambientada na Terra Média durante a sua Segunda Era, ou seja, milénios antes das história que vemos no cinema, o programa deve seguir diversas anotações e textos originais de Tolkien. Tudo indica que veremos a queda de Númeror, que é a grande civilização de Elendil, um dos ancestrais de Aragorn, além da ascensão de Sauron, a forja dos Anéis de Poder e a queda de Morgoth, a raiz de todo mal.

    A série está programada para estrear no Amazon Prime Video em mais de 240 países na sexta-feira, em 2 de setembro de 2022.

    Veja mais