Quantos filmes de Karatê Kid você já viu? Saiba quais valem a pena
A trilogia Karatê Kid chega à Netflix para completar a trama de Cobra Kai, série de sucesso do streaming, que trouxe de volta os personagens da franquia de sucesso. O que começa com a história da rivalidade entre Daniel Larusso (Ralph Macchio) contra Johnny Lawrence (William Zabka), evolui para uma história de companheirismo entre aluno e aprendiz.
Você já assistiu a todos os filmes? Sabia que existem outros além dos três? Relembramos aqui a franquia e revelamos quais são os títulos imperdíveis para ver.
São cinco filmes
Pois é, a franquia possui outros dois longas. Um com Hilary Swank no papel da estudante de Caratê, lançado em 1994, e outro com o filho de Will Smith e Jackie Chan, remake lançado 2010. A ideia básica é sempre a mesma do filme original, porém, sem o mesmo charme da luta de Daniel Larusso (Ralph Macchio) contra Johnny Lawrence (William Zabka). Confira os cinco:
Karatê Kid - A Hora Da Verdade (1984)
O longa original e obrigatório é Karatê Kid - A Hora Da Verdade, que mostra como Daniel Larusso e Senhor Myagi se conhecem. Na trama, Daniel e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar, até conhecer Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota que também gosta dele. Porém, o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por Miyagi (Pat Morita), veterano japonês mestre na arte do caratê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passaros ensinamentos ao jovem, para que possa se defender. É simplesmente um dos clássicos dos anos 80.
Karatê Kid 2 - A Hora Da Verdade Continua (1986)
Karatê Kid 2 - A Hora Da Verdade Continua segue a viagem de Daniel rumo ao Japão. O motivo é a doença grave do pai do seu mestre Miyagi. Lá, ele se envolve com um antigo inimigo de Miyagi, que tentará se vingar dele mais uma vez. O filme aprofunda a relação de mestre a aprendiz, o que o torna interessante. Além disso, mostra um pouco mais da cultura do país do Sol Nascente. Com certeza vale ver após o original!
Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989)
O principal motivo para assistir esse longa é ver a trilogia de Larusso e Miyagi finalizada. Em Karatê Kid 3 - O Desafio Final, Daniel é desafiado por um lutador violento quaqndo está na cidade de Los Angeles. Inicialmente, ele reluta em aceitar o desafio, mas termina sendo obrigado a aceitá-lo. Porém, desta vez, ele não poderá contar com o apoio de Miyagi, que se recusa a treiná-lo, por não concordar com a luta apenas para obter títulos e troféus. Vale? Vale, mas só por causa dos dois anteriores.
Karate Kid 4 - A Nova Aventura (1994)
Em Karate Kid 4 - A Nova Aventura, o velho mestre ensina artes marciais para uma garota que sofre com depressão. Durante as comemorações dos nipo-americanos que lutaram no exército dos Estados Unidos na 2ª Guerra, o senhor Miyagi encontra a viúva do seu oficial-comandante; ele descobre que a neta adolescente está muito afetada pela morte de seus pais em um acidente. Para ajudar a jovem a se recuperar, ele ensina karatê a ela. Vale a experiência de ver o mestre com outro aluno, além de ver Hilary Swank no início de carreira. É também a última vez que vemos o senhor Miyagi em ação.
Karate Kid
Por fim, o remake de 2010 Karate Kid acompanha Dre (Jaden Smith), que vai com sua mãe para a China para que ela possa trabalhar. Com dificuldades de se adaptar, ele acaba por conhecer Han (Jackie Chan), que se oferece para lhe ensinar mandarim e artes marciais. Tá certo que o longa devia se chamar Kung-Fu Kid, mas os produtores preferiram manter a relação com a franquia de sucesso. Esse filme só vale pelos atores principais, porque é totalmente dispensável.
Ordem dos filmes
Se for assistir todos, procure ver nessa ordem:
- Karatê Kid - A Hora Da Verdade
- Karatê Kid 2 - A Hora Da Verdade Continua
- Karatê Kid 3 - O Desafio Final
- Karate Kid 4 - A Nova Aventura
- Série Cobra Kai
Já Karate Kid (2010) não tem ligação com os outros longas.