cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há mais de 30 anos, a gente ouvia: "Querida, Encolhi as Crianças"; veja como estão os atores hoje

    Relembre o clássico nostálgico e descubra curiosidades do longa
    Por Da Redação
    24/09/2020 - Atualizado há 6 meses

    O filme queridinho dos 80 e 90 já faz mais de 30 anos, acredita? Lançado no Brasil em 18 de janeiro de 1990, Querida, Encolhi as Crianças é a melhor definição de clássico da Sessão da Tarde. E, hoje, você também pode assisti-lo na plataforma Disney +. 

    Trama

    Cena de Querida, Encolhi as CriançasReprodução

    Wayne Szalinski é um cientista destrambelhado, que gasta a maior parte do seu tempo desenvolvendo uma máquina capaz de reduzir o tamanho das coisas. Mas ele não esperava que os seus filhos acionassem o aparelho e fossem reduzidos a poucos centímetros.

    O protagonista é encarnado pela lenda da comédia Rick Moranis (o Louis Tully de Os Caça-Fantasmas). O filme contou com a direção de Joe Johnston, de Jumanji e Capitão América: O Primeiro Vingador.

    Antes de rever essa comédia espetacular, confira algumas curiosidades sobre a produção e veja como estão os atores atualmente: 

    Curiosidades

    • Mais filhos - na primeira versão do roteiro, Wayne teria cinco filhos e não dois. Se fosse só isso estaria tudo bem, mas, no texto, um deles teria morrido! Macabro, não?
       
    • Wayne Szalinski sem Moranis - o papel do cientista foi oferecido para Chevy Chase (Férias Frustradas) e John Candy (Antes Só Que Mal Acompanhado) antes de Moranis. Porém, foi esse último que indicou o astro que acabou ficando com o trabalho.
       
    • Big Russ e Little Russ - Matt Frewer, o intérprete do vizinho de Wayne, Big Russ Thompson, tinha 30 anos na época do filme. Thomas Wilson Brown, o ator do seu filho na trama, Little Russ Thompson, tinha 14 anos.
       
    • Série de TV - o longa ganhou duas sequências (Querida, Estiquei o Bebê e Querida, Encolhi a Gente), mas também teve uma série no fim dos anos 90. O único integrante do elenco original presente nesse projeto foi Patrick Brown, que fez apenas uma ponta no filme de 1989.
    Continua após o anúncio

    Antes e Depois

    Os atores da família Szalinski seguiram carreiras discretas após o longa, com exceção de Moranis - apesar do astro ser recluso fora das telas. Infelizmente, Marcia Strassman, a Diane Szalinski, morreu de câncer de mama em 2014.

    Confira como estão alguns integrantes do elenco hoje:

    Wayne Szalinski/Rick Moranis

    Montagem de Rick Moranis em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem

    O protagonista fez o seu nome na franquia Os Caça-Fantasmas e participou de alguns outros projetos grandes, como The Flintstones - O Filme. Ele também emprestou a voz para alguns personagens animados, como Rutt de Irmão Urso.

    Big Russ Thompson/Matt Frewer

    Montagem de Matt Frewer em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem
    Continua após o anúncio

    O ator tem diversas produções no seu currículo, principalmente no mundo das séries de TV. Algumas delas são: Fear The Walking Dead, The Order e Perry Mason.

    Little Russ Thompson/Thomas Wilson Brown

    Montagem de Thomas Wilson Brown em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem

    Thomas Wilson Brown Iniciou a carreira na adolescência e teve muito sucesso com o seu personagem no filme Querida, encolhi as crianças em 1989 como Russ Thompshon Jr. Depois do grande sucesso no longa, o ator participou de importantes séries, como Beverly Hills, 90210, Boy Meets e ER CSI: Crime Scene Investigation.

    Mae Thompson/Kristine Sutherland

    Montagem de Kristine Sutherland em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem
    Continua após o anúncio

    A atriz marcou o seu nome como Joyce Summers, de Buffy: A Caça-Vampiros. O último trabalho dela foi nos cinemas, no filme Before/During/After.

    Ron Thompson/ Jared Rushton

    Montagem de Ron Thompson em Querida, Encolhi as CriançasMontagem / Reprodução

    Com 40 anos de idade, o ator seguiu a carreira musical como guitarrista do Deal by Dusk, mas fez também alguns seriados como Dead Man's Walk. 

    Nick Szalinski/Robert Oliveri

    Montagem de Robert Dane Oliveri em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem
    Continua após o anúncio

    Robert foi convidado a atuar em "Edward Mãos de Tesoura" (1990), filme do diretor Tim Burton, mas se aposentou logo após as filmagens de Querida, Estiquei o Bebê, de 1992. 

    Amy Szalinski/Amy O'neill

    Amy Szalinski como Amy O'neill em Querida, Encolhi as CriançasReprodução / Montagem

    Amy O'neill fez muito sucesso como Amy Szalinski no longa, mas a atriz e comediante norte-americana ainda teve mais brilho voltado para trabalhos circenses. Em 2000, por exemplo, começou a trabalhar no circo Girls on Stilts, mas também deu um show de interpretação na série de TV Baskets, em 2016.

    Vale assistir

    Querida encolhi as crianças está disponível no serviço de streaming, Disney+ e, caso você não tenha visto, ou queria rever, precisa assistir hoje mesmo!

    Continua após o anúncio

    Veja mais imagens do clássico