Quinta temporada de The Expanse traz apocalipse ao sistema solar

Saiba o que esperar do novo ano da ótima série de sci-fi

15/10/2020 12h42

Por Daniel Reininger

The Expanse, da Amazon Prime, deixou os fãs intrigados sobre o futuro da série depois do final bombástico da quarta temporada. Com a quinta chegando ainda em 2020 e muitas novidades sobre a nova trama reveladas, explicamos para você um pouco sobre o Armagedom que está a caminho, cortesia do novo antagonista: Marco Inaros.

A série

Para quem não sabe, essa é a série de sci-fi baseada nos livros de James S. A. Corey que tem feito muito sucesso, com histórias profundas, personagens carismáticos e temas complexos. Situada 200 anos no futuro, The Expanse mostra as tensões da humanidade após a colonização do sistema solar. 

Com misteriosos sinais alienígenas, a série mostra como as coisas dão errado quando o delicado balanço entre as nações e facções é quebrado por um evento externo. Eventualmente, a tripulação na nave Rocinante, veículo e base dos protagonistas, se torna a única com informações suficientes para impedir eventos catastróficos.

A nova temporada

O novo ano de The Expanse vai estrear na quarta-feira, 16 de dezembro, na Amazon Prime Video. E você pode dar uma espiada no que está por vir no emocionante trailer divulgado na Comic-Con de Nova York (NYCC):

O trailer revela que o futuro do Cinturão está em jogo e um acerto de contas está a caminho devido a todas as centenas de anos de exploração da região. A vida de opressão e injustiça levou o terrorista e pirata Marco Inaros a tomar medidas catastróficas contra Terra e Marte. Naomi (Dominique Tipper) fará de tudo para resgatar seu filho e, no processo, impedir a ascensão de seu ex-marido ao poder.

Entretanto, esse não é o único enredo que os personagens terão que lidar. Assim como visto no final da última temporada, muitos humanos estão saindo do sistema solar para procurar novas vidas além do anel alienígena. Novos desafios terão repercussões significativas para a tripulação da Rocinante e para todos. 

A quinta temporada terá dez episódios, mas não serão lançados todos de uma vez como aconteceu com a temporada anterior. Como vimos com o segundo ano de The Boys, os três primeiros episódios estrearão em 16 de dezembro e os sete restantes serão lançados semanalmente, às quartas-feiras. Com isso, o  final da 5ª temporada está marcado para 3 de fevereiro de 2021.

Relação com os livros

Quem conhece os livros já tem uma boa ideia do que esperar do novo capítulo. Baseado no quinto romance da franquia, chamado Nemesis Games, mostra o passado sombrio de alguns membros da tripulação da Rocinante, principalmente Amos e Naomi. Com isso, é bem possível que os protagonistas fiquem separados por algum tempo no programa.

No painel do NYCC, o showrunner Naren Shankar chamou de "a temporada mais épica e pessoal que já fizemos". "É nossa Guerra Infinita", disse a atriz Dominique Tipper sobre a nova temporada, em comparação com o dramático filme dos Vingadores.

Se você quiser spoilers sobre a temporada, é fácil encontrar os livros para venda, mas quem se interessa apenas pela série precisa saber que o romance cinco é considerado como uma virada de jogo para The Expanse. Chegou a ser chamado de "O Império Contra-Ataca de James S.A. Corey", por críticos. Portanto, espere grandes revelações e mudanças no universo.

Personagens

- Amos (Wes Chatham) retorna à Terra para confrontar seu passado e a vida que ele lutou para deixar para trás.

- Naomi (Dominique Tipper) quer ajudar seu filho distante em uma tentativa desesperada de salvá-lo da influência tóxica de seu pai.

- Bobbie (Frankie Adams) e Alex (Cas Anvar) enfrentam o colapso de Marte enquanto perseguem um grupo sombrio ligado a terroristas.

- Holden (Steven Strait) luta com as consequências de seu próprio passado com a Protomolécula, os alienígenas que a construíram e o mistério do que os matou.

- Drummer (Cara Gee) tem uma nova equipe e luta para escapar de quem ela costumava ser.

- Avasarala (Shohreh Aghdashloo), após perder as eleições e se recusando a ser deixada em segundo plano, luta para prevenir um ataque terrorista sem precedentes.

Elenco

Além dos personagens citados acima, a maioria dos atores retornará na próxima temporada, com exceção de David Strathairn (Comandante Klaes Ashford), cujo personagem teve um fim triste no final da quarta.

Keon Alexander (Marco Inaros), Jasai Chase Owens (Filip Inaros) e Nadine Nicole (Claire Mao) agora foram promovidos a personagens fixos da série. Pelos livros, sabemos que os dois Inaros devem ter muito espaço na trama.

E a 6ª temporada?

A Amazon ainda não renovou o show, mas isso não significa que não acontecerá em breve. O elenco e os roteiristas da série certamente parecem ansiosos para que isso aconteça. Wes Chatham, que interpreta Amos, disse ao Inverse que eles já conversaram sobre chegar até a nona temporada. Nós certamente gostaríamos disso!

Você encontra as primeiras quatro temporadas de The Expanse na Amazon Prime Video.

 

Veja também:

Vida Alienígena em Vênus: Tema da ficção perto de virar realidade

The Expanse é a melhor série de ficção científica do momento

Conheça os personagens de The Boys, série da Amazon Prime

Adaptações no cinema: livros, videogames, quadrinhos e animações

Entenda como Doutor Estranho e Homem-Aranha podem mudar a Marvel

Adaptações para o cinema: como a arte deve extrapolar o formato


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus