Rafael Portugal é um gênio da comédia no Brasil e podemos provar

O ator faz parte do elenco do Porta dos Fundos e A Culpa é do Cabral

03/11/2020 14h40

Por Alexandre Dias

MC Saudoso, o louvor em momentos de tensão, histórias do bairro de Realengo (RJ)... esses temas estão lembrando alguém, não é mesmo? É impossível para os fãs de Rafael Portugal não lembrarem do comediante quando esses assuntos chegam à conversa. 

O ator e comediante carioca é, sem dúvidas, uma das personalidades mais engraçadas do Brasil atualmente. Ele começou a ganhar destaque no canal de humor Parafernalha e hoje faz sucesso em diversas mídias. 

Saiba mais o porquê Portugal é sinônimo de risadas: 

Porta dos Fundos

O ator de 35 anos faz parte do elenco do coletivo de humor do Porta dos Fundos. Ele marcou a presença em diversas esquetes do grupo, como foi o caso de Suécia, em que ele tenta se justificar para a esposa ciumenta sobre ingressos comprados para um jogo de futebol; ao final, no seu berro característico, ele solta o famoso bordão "vai começar, Cátia?". 

Além das ótimas piadas e personalidade marcante, Portugal tem uma ótima dinâmica com os outros atores do elenco. No especial de Natal A Primeira Tentação de Cristo, por exemplo, ele interpreta José e rende momentos hilários por ser motivo de chacota de Deus (Antonio Tabet).

A química do comediante com o resto do elenco é tão boa que chegou a ser replicada em projetos fora do coletivo de humor, como a série Homens?, do Comedy Central. Nela, Portugal interpreta o pênis de Fábio Porchat. É garantia de risadas! 

A Culpa é do Cabral

No Comedy Central, Portugal também participa de um dos principais programa de humor da atualidade: A Culpa é do Cabral. Comandado por Fabiano Cambota, a produção traz o carioca e outros três comediantes (Thiago Ventura, Nando Viana e Rodrigo Marques) para conversarem sobre diferentes assuntos do Brasil. 

Mais uma vez, percebe-se a facilidade de Portugal de interagir com outros humoristas. Essa dinâmica cria empatia com o público e os espectadores se sentem praticamente em uma mesa de bar com eles. As piadas do grupo já foram replicadas em oito temporadas do programa. 

E não há como não destacar o repertório hilário do ator em A Culpa é do Cabral. O MC Saudoso, por exemplo, é um cantor de funk criado por ele, que sempre menciona o avô falecido nas suas músicas por sentir saudadades. Inclusive, esses trechos musicais de Rafael mostram a facilidade dele de improvisar. 

As suas histórias pessoais também são transformadas em piadas muito engraçadas, como acontece com casos da sua infância no Rio de Janeiro e o seu lado religioso. 

Filmes

Rafael Portugal já trouxe alegria nas telonas com Porta Dos Fundos - Contrato Vitalício e Chorar De Rir. Nesse último, ele contracenou com outro grande nome da comédia nacional, Leandro Hassum. Além disso, ele fez um papel mais sério em Carcereiros - O Filme, mostrando que mais do que ser um bom comediante, é um excelente ator. 

Mesmo com a pandemia de coronavírus, a agenda de estreias de Portugal não para. No dia 05 de novembro, Os Espetaculares chega à Amazon Prime Video. O filme homenageia justamente o stand-up comedy e comprova a influência do astro no meio. No trailer, por exemplo, ele faz uma piada com um louvor evangélico, tema também usado por ele na vida real. 

 

Outra provável estreia do ator em 2020 é Juntos E Enrolados. Na história, após dois anos de namoro e muita economia financeira, Júlio (Portugal) e Daiana (Protásio) finalmente alcançaram o sonho de realizar a festa de casamento dos sonhos. Tudo parece estar indo bem, até que o noivo recebe uma mensagem em seu celular antes da cerimônia começar.

Mudança de visual?

Um dos desafios para os comediantes é fazer o público se identificar e, consequentemente, interagir com as situações das piadas. Portugal tem esse mérito, principalmente em A Culpa é do Cabral.

A "rivalidade" entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, sempre rende momentos hilários do ator com Thiago Ventura. Ele também sempre faz brincadeiras com a sua própria aparência, a qual ele estendeu para o perfil do Instagram recentemente.

Vários seguidores dele se surpreenderam com fotos em que ele está com o cabelo liso e barba. Porém, tudo não passa de uma brincadeira e os populares cachos do comediante ainda estão lá.

Em um dos últimos posts de Portugal, ele trouxe uma montagem como se fosse um idoso. Ou seja, era uma piada pronta, como pode-se observar na legenda: "Saudades do meu avô."

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

SAUDADES DO MEU AVÔ??

Uma publicação compartilhada por Rafael Portugal (@rafaelportugaloficial) em2 de Nov, 2020 às 5:14 PST


Nesta matéria você leu sobre: Porta Dos Fundos - Contrato Vitalício, Chorar De Rir, Carcereiros - O Filme, Os Espetaculares, Juntos E Enrolados.

Veja também:

Homens?: Conheça a série nacional hilária com Fábio Porchat

Tudo sobre cinema nacional

Do teatro ao cinema: a carreira de sucesso de Paulo Gustavo


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus