cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Rafael Portugal é um gênio da comédia no Brasil e podemos provar

    O ator faz parte do elenco do Porta dos Fundos e brilhou em 2021 no BBB
    Por Da Redação
    18/02/2021 - Atualizado há 4 meses

    MC Saudoso, o louvor em momentos de tensão, histórias do bairro de Realengo (RJ)... esses temas estão lembrando alguém, não é mesmo? É impossível para os fãs de Rafael Portugal não lembrarem do comediante quando esses assuntos chegam à conversa. 

    O ator e comediante carioca é, sem dúvidas, uma das personalidades mais engraçadas do Brasil atualmente. Ele começou a ganhar destaque no canal de humor Parafernalha e brilhou no quadro CAT que apresentou no Big Brother Brasil 2021. 

    Saiba mais o porquê Portugal é sinônimo de risadas: 

    Porta dos Fundos

    O ator faz parte do elenco do coletivo de humor do Porta dos Fundos. Ele marcou a presença em diversas esquetes do grupo, como foi o caso de Suécia, em que ele tenta se justificar para a esposa ciumenta sobre ingressos comprados para um jogo de futebol; ao final, no seu berro característico, ele solta o famoso bordão "vai começar, Cátia?". 

    Além das ótimas piadas e personalidade marcante, Portugal tem uma ótima dinâmica com os outros atores do elenco. No especial de Natal A Primeira Tentação de Cristo, por exemplo, ele interpreta José e rende momentos hilários por ser motivo de chacota de Deus (Antonio Tabet).

    A química do comediante com o resto do elenco é tão boa que chegou a ser replicada em projetos fora do coletivo de humor, como a série Homens?, do Comedy Central. Nela, Portugal interpreta o pênis de Fábio Porchat. É garantia de risadas! 

    A Culpa é do Cabral

    No Comedy Central, Portugal também participa de um dos principais programa de humor da atualidade: A Culpa é do Cabral. Comandado por Fabiano Cambota, a produção traz o carioca e outros três comediantes (Thiago Ventura, Nando Viana e Rodrigo Marques) para conversarem sobre diferentes assuntos do Brasil. 

    Mais uma vez, percebe-se a facilidade de Portugal de interagir com outros humoristas. Essa dinâmica cria empatia com o público e os espectadores se sentem praticamente em uma mesa de bar com eles. As piadas do grupo já foram replicadas em oito temporadas do programa. 

    E não há como não destacar o repertório hilário do ator em A Culpa é do Cabral. O MC Saudoso, por exemplo, é um cantor de funk criado por ele, que sempre menciona o avô falecido nas suas músicas por sentir saudades. Inclusive, esses trechos musicais de Rafael mostram a facilidade dele de improvisar. 

    As suas histórias pessoais também são transformadas em piadas muito engraçadas, como acontece com casos da sua infância no Rio de Janeiro e o seu lado religioso. 

    Filmes

    Rafael Portugal já trouxe alegria nas telonas com Porta Dos Fundos - Contrato Vitalício e Chorar De Rir. Nesse último, ele contracenou com outro grande nome da comédia nacional, Leandro Hassum. Além disso, ele fez um papel mais sério em Carcereiros - O Filme, mostrando que mais do que ser um bom comediante, é um excelente ator. 

    Mesmo com a pandemia de coronavírus, a agenda de estreias de Portugal não para. Em novembro de 2020 ele estreou a comédia Os Espetaculares no Amazon Prime Video. O filme homenageia justamente o stand-up comedy e comprova a influência do astro no meio. No trailer, por exemplo, ele faz uma piada com um louvor evangélico, tema também usado por ele na vida real. 

    Nas telonas, a recente estreia do ator foi Juntos E Enrolados. Na história, após dois anos de namoro e muita economia financeira, Júlio (Portugal) e Daiana (Cacau Protásio) finalmente alcançaram o sonho de realizar a festa de casamento dos sonhos. Tudo parece estar indo bem, até que o noivo recebe uma mensagem em seu celular antes da cerimônia começar.

    Mudança de visual?

    Um dos desafios para os comediantes é fazer o público se identificar e, consequentemente, interagir com as situações das piadas. Portugal tem esse mérito, principalmente em A Culpa é do Cabral.

    A "rivalidade" entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, sempre rende momentos hilários do ator com Thiago Ventura. Ele também sempre faz brincadeiras com a sua própria aparência, a qual ele estendeu para o perfil do Instagram.

    Vários seguidores dele se surpreenderam com fotos em que ele está com o cabelo liso e barba. Porém, tudo não passou de uma brincadeira e os populares cachos do comediante ainda estão lá.

    Em um dos posts de Portugal, ele trouxe uma montagem como se fosse um idoso. Ou seja, era uma piada pronta, como pode-se observar na legenda: "Saudades do meu avô."

    Veja também: