As referências e bizarrices de Bob Esponja

O terceiro filme do personagem, Bob Esponja - O Incrível Resgate, estreia nesta quinta

05/11/2020 14h45

Por Alexandre Dias

O porífero mais famoso da cultura pop está de volta às telas: Bob Esponja. Nesta quinta-feira (05), o terceiro longa-metragem do personagem, Bob Esponja - O Incrível Resgate, chegou à Netflix. 

E, assim como a série de TV criada por Stephen Hillenburg em 1999, todos os filmes do Calça Quadrada são repletos de referências à cultura pop. Isso sem falar das teorias metafóricas completamente malucas! 

Confira quais são as principais bizarrices da franquia:

Teorias

A franquia tem a incrível capacidade de agradar adultos e crianças, tudo na base da diversão. Contudo, os fãs não perdem a chance de "filosofar" sobre o mundo da Fenda do Biquíni e já trouxeram várias teorias no Reddit sobre a saga (via Screen Rant). 

A principal delas é de que a série é uma metáfora para o aquecimento global e representa a estrutura social norte-americana contribuinte do problema. Bob, nesse caso, representaria a poluição. Essa questão seria incentivada por grandes corporações (Seu Sirigueijo) e a população preguiçosa (Patrick).

Outra ideia completamente pirada sobre a saga é a dos personagens serem representações dos sete pecado capitais: Luxúria (Bob), Preguiça (Patrick), Avareza (Seu Sirigueijo), Ira (Lula Molusco), Inveja (Plankton), Gula (Gary) e Soberba (Sandy). 

Referências da cultura pop

Tanto a série quanto os filmes já representaram, literalmente, alguns ícones do cinema e da música. No segundo longa da franquia, Bob Esponja: Um Herói Fora D'água, por exemplo, o pirata Barba Burger (Antonio Banderas) rouba a receita do Hambúrguer de Siri e causa um apocalipse na Fenda do Biquíni. O universo pós-apocalíptico formado na região marítima é uma clara referência à saga Mad Max, como as roupas de couro comprovam. 

 

Já na estreia do porífero nos cinemas, em Bob Esponja - O Filme, é impossível não lembrar o clímax da trama quando o Calça Quadrada vira uma estrela do rock. A música "Sou Amendobobo" é uma releitura de "I Wanna Rock", canção clássica de 1984, do Twisted Sister. O clipe da música se tornou um dos mais marcantes dos anos 80 e traz a rebeldia de um jovem roqueiro na escola. No filme, um dos dilemas de Bob é justamente ser diminuído por ser uma criança. 

Na série de TV, alguns destaques de representações da cultura pop são: Titanic, quando Bob posa para um cavalo marinho fazer uma pintura dele, assim como Rose (Kate Winslet) posou para Jack (Leonardo DiCaprio); Mary Poppins, em um episódio em que Bob sai voando com Sandy em guarda-chuvas. 

Participações especiais

A franquia é uma animação, mas constantemente mistura elementos live-action às histórias. Um deles é David Hasselhoff, em Bob Esponja - O Filme. O ator faz uma ponta no longa ao ajudar Bob e Patrick a retornarem à Fenda do Biquíni. Como se não bastasse a sua presença, ele surge como se fosse um salva-vidas, referência incrível a Mitch Buchannon, seu famoso personagem da série Baywatch: S.O.S. Malibu.

O novo filme do Calça Quadrada mal chegou à Netflix e já revelou nos seus primeiros trailers que veríamos um dos nomes do momento na história: Keanu Reeves. O intérprete de John Wick aparece como uma espécie de guru e assim como Hasselhoff ajuda os dois amigos. 

 

Lembra de mais alguma doideira da franquia? Diga nos comentários a referência ou bizarrice de Bob Esponja que mais te marcou. 

 

Nesta matéria você leu sobre: Bob Esponja - O Incrível Resgate, Bob Esponja: Um Herói Fora D'água, Bob Esponja - O Filme, Titanic, Mary Poppins, John Wick: De Volta Ao Jogo, Keanu Reeves.

Veja também: Pixar: Ranqueamos todas as animações do estúdio; Confira


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus