A relação de Sherlock Holmes e os super-heróis da Marvel e DC

Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch e Henry Cavill viveram o detetive e os heróis

13/10/2020 15h30

Por Alexandre Dias

Sherlock Holmes poderia facilmente ser um super-herói da Marvel ou DC. Afinal, o personagem de Arthur Conan Doyle já foi adaptado para as telas sob as interpretações de Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch e Henry Cavill; os atores são, respectivamente, os intérpretes de Homem de Ferro, Doutor Estranho e Superman. 

Coincidentemente, cada versão do maior detetive da literatura no cinema e na TV carregou algumas características dos heróis em questão. Confira quais são essas semelhanças e veja o nosso ranking de adaptações de Holmes:

3 - Henry Cavill

Henry Cavill em cena de Enola Holmes


O único Holmes coadjuvante, tanto no ranking como na sua aparição das telas. Henry Cavill viveu o detetive em Enola Holmes, longa da Netflix focado na irmã caçula de Sherlock.

Principalmente como o Superman de O Homem De Aço, Cavill dá um tom misterioso para o personagem de Doyle. Essa abordagem também é carregada de charme, outra característica do astro em seus trabalhos. 

Dos três atores do ranking, ele é o que mais exerce o papel de líder e pensa muito antes de tomar decisões. O seu Sherlock de fato exerce a função de irmão mais velho para Enola, da mesma maneira que o super-herói da DC o faz para os integrantes da Liga Da Justiça. Nem por isso ele não aprende com os menos experientes nesses filmes. 

Porém, vale ressaltar que o modo dele fazer escolhas é diferente das suas motivações. Cavill vive um Sherlock mais racional, como podemos ver na cena em que comenta sobre política. Já Kal-El é movido ao amor que sente pelos humanos. 

2 - Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch em cena da série Sherlock


Há uma pequena inversão de valores nos trabalhos de Cumberbatch. O seu Holmes, da série de TV Sherlock, é muito mais parecido com o Stephen Strange de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores - Ultimato, pois em Doutor Estranho ele ainda não se tornou o Mago Supremo. 

Isso significa que o filme de origem da Marvel traz o personagem mais imprudente e menos sábio. Nos outros longas, ele está mais contido e demonstra emoções pontualmente, assim como o detetive da série. Inclusive, Cumberbatch utiliza o mesmo recurso de manifestar o que sente mais por olhares, e menos por falas. 

Há também uma questão estética curiosa nos dois personagens. Sherlock se passa nos dias atuais, assim como os filmes do Doutor Estranho. Na literatura, o primeiro surgiu no fim do século XIX, enquanto o segundo estreou nos quadrinhos da Marvel nos anos 60. A transição de épocas nas telas é bem feita por Cumberbatch nas duas adaptações. 

Contudo, a série é fiel à obra de Doyle quanto ao tom. A parceria entre o detetive e Watson é um exemplo. Por coincidência, o amigo de Holmes é encarnado por Martin Freeman, o agente Everett K. Ross de Capitão América: Guerra Civil e Pantera Negra. Nos dois casos, ele interpreta um ex-militar e, como Cumberbatch, faz ótimos trabalhos. 

1 - Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. em cena de Sherlock Holmes


O primeiro lugar da lista não poderia ser diferente. Downey é um dos poucos atores que traz excessos para os seus personagens e ainda assim rende bons frutos. Tanto Holmes quanto Tony Stark fazem muitas piadas e são muito emotivos, mas não há como imaginar eles diferentes disso. 

O astro dá voz a um detetive ciumento nos filmes de Guy Ritchie, seja de Watson (Jude Law) ou de Irene Adler (Rachel McAdams, a intérprete do interesse amoroso de Stephen Strange em Doutor Estranho). Porém, ele é fiel aos dois e se sacrificaria por ambos, como o Homem de Ferro em Vingadores - Ultimato.

Downey também é o Holmes mais sagaz. As suas previsões de brigas e deduções nos casos são certeiras, ainda que Cumberbatch bata de frente com ele nesse sentido. A sua habilidade de luta é outro dom que Sherlock e Stark possuem. 

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? No meio da pancadaria e de aventuras perigosas, o detetive sai com o olho roxo tanto quanto Tony. Aliás, em Sherlock Holmes: O Jogo De Sombras e Vingadores: Guerra Infinita Robert Downey Jr. "ressuscita" da morte. 

Um ator na pele de personagens tão legais não pode assustar os espectadores e as suas equipes dessa forma! 

 

Nesta matéria você leu sobre: Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch, Henry Cavill, Enola Holmes, O Homem De Aço, Liga Da Justiça, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores - Ultimato, Doutor Estranho, Capitão América: Guerra Civil, Pantera Negra, Sherlock Holmes: O Jogo De Sombras.

Veja também: 

Sherlock Holmes: Filmes e séries para quem gostou de Enola Holmes

Ranking com todos os super-heróis da Marvel Studios para você discordar


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus