cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Retrospectiva Ozualdo Candeias em abril, no Rio de Janeiro

    Por Da Redação
    31/03/2008

    O importante e ainda pouco conhecido diretor paulista Ozualdo Candeias, de A Margem, terá, a partir desta terça-feira, dia 1 de abril, uma retrospectiva integral de sua carreira na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

    São longas, médias, curtas-metragens, produções em vídeo, uma série para TV com 12 episódios, palestras e, ainda, 61 minutos de trabalhos inéditos recém-encontrados e nomeados "Filmes amadores dos anos 50 e 60". Além de alguns filmes recuperados, caso de A Herança e dos curtas Tambaú - Cidade dos Milagres e A Visita do Velho Senhor. É a mais ampla retrospectiva realizada sobre o cineasta.

    Candeias foi um dos propulsores do que veio a ser conhecido como Cinema Marginal, uma resposta à estética politizada do Cinema Novo. Com filmes como A Herança, sua versão para Hamlet transposta para a zona rural de São Paulo, Meu Nome é Tonho, espécie de faroeste paulista, e AOpção ou As Rosas da Estrada, atingiu um público que hoje parece ter desaparecido das salas de cinema. Seus filmes conseguiam, com poucos recursos e muita criatividade, chegar ao mais simples dos espectadores, e aos mais intelectualizados.

    Além da exibição de todos os seus filmes, ainda haverá a realização de duas mesas redondas, nos dias 2 e 4 de abril, com críticos e pesquisadores da obra do cineasta. A retrospectiva segue até dia 20 de abril.