Revelamos os segredos e referências de The Batman

O filme ainda está repleto de mistérios e segredos, mas te ajudamos a ter uma ideia do que vem por aí

01/09/2020 11h50

Por Daniel Reininger

Um dos principais heróis da DC Comics vai retornar às telonas em The Batman, filme dirigido e escrito pelo cineasta Matt Reeves, de Planeta Dos Macacos: O Confronto. A produção ainda está repleta de mistérios e segredos, mas finalmente temos algumas informações e imagens sobre o muito aguardado longa da DC Comics.

Confira algumas referências e segredos do longa que separamos para você: 

CHARADA 

Cena de The Batman


O trailer abre com um homem mascarado usando fita adesiva no rosto de outro personagem até o asfixiar. Esse provavelmente é o Charada. Durante o painel da FanDome, o diretor Matt Reeves disse que Paul Dano interpreta uma versão do vilão que ninguém jamais viu antes. Ele será o principal vilão do longa. 

Para quem não sabe, o antagonista foi criado por Bill Finger e Dick Sprang e apareceu pela primeira vez na Detective Comics #140 (outubro de 1948). Sua mente criminosa genial tem prazer ao incorporar enigmas e quebra-cabeças em seus planos, deixando-os como pistas para as autoridades.

 

BATMAN, O MAIOR DETETIVE DO MUNDO 

Batman


O Batman ainda está aprendendo o que significa ser o Homem-Morcego. Esse é apenas seu segundo ano como vigilante de Gotham, e ele ainda tenta descobrir o que pode fazer para melhorar sua cidade. Observando as consequências de seus atos, ele percebe que não tem os resultados que deseja. Vale lembrar que a ideia do diretor é focar principalmente no lado detetive no personagem, sua grande arma a essa altura, e uma de suas principais características nos quadrinhos.

 

CARTÃO DO TRIBUNAL DAS CORUJAS 

The Batman


No trailer vemos um cartão com uma coruja e um esqueleto. Isso seria uma referência ao Tribunal das Corujas? Tudo é possível com a corrupção sistêmica em Gotham. A Corte das Corujas é uma organização secreta que exerce a sua influência há centenas de anos na cidade. Com o objetivo de derrotar todos aqueles que entram no seu caminho, a Corte possui um grupo de assassinos altamente treinados conhecidos como Garras.

 

MENSAGEM DO CHARADA 

Mensagem do Charada no filme do Batman


Um dos mais enigmáticos momentos do trailer é o cartão, supostamente deixado pelo Charada, para o Homem-Morcego. Ele aparece aproximadamente aos 44 segundos do trailer, e enquanto em um lado há a pergunta "O que um mentiroso faz quando está morto?", o outro lado traz uma resposta criptografada. Um fã resolveu o enigma e a resposta, em inglês, é "he lies still", que traduzindo pode ser entendido tanto como "ele ainda mente" ou "ele deita imovél", garantindo o duplo sentido para a resposta.

 

BATCAVERNA DO ANO DOIS 

Batcaverna de The Batman


A Batcaverna do filme parece ser uma estrutura da casa de Bruce Wayne e não um espaço natural. A arquitetura, como um todo, desempenha um papel importante no tom do novo filme. Ao invés de criar Gotham a partir de uma cidade norte-americana moderna, ela foi filmada em locais reais em Liverpool, garantindo um visual ainda mais antigo e gótico.

Ano Dois é o título de um arco de histórias em quadrinhos sobre o início da vida de vigilante de Bruce Wayne. Foi escrito por Mike W. Barr e ilustrado por Alan Davis, Paul Neary, Alfredo Alcala, Mark Farmer e Todd McFarlane. O filme será levemente baseado nessa obra.

 

ALFRED 

Coletiva Planeta dos Macados com Andy Serkis


"Você está se tornando uma celebridade", diz Andy Serkis, ator que vive Alfred, na narração do trailer. Reeves descreve Serkis, que estrelou seus filmes da franquia Planeta dos Macacos, como "um dos atores mais incríveis" com quem já trabalhou. O cineasta disse ainda: "ele está interpretando uma versão de Alfred que sinto como se as pessoas nunca tivessem visto antes". Certamente será incrível vê-lo no papel.

 

MULHER-GATO 

Mulher Gato do novo filme do Batman


Aqui vemos Zoë Kravitz como Selina Kyle, que desce rapidamente dentro de um prédio para abrir um cofre. Kyle não é a Mulher-Gato que conhecemos, deixou claro o diretor, mas já é implacável. A ideia é que ela ainda é uma jovem ladra, com poucos elementos da personagem dos quadrinhos, mas com muita habilidade e ambição.

 

PINGUIM 

Colin Farrel como o Pinguim de Batman


Essa da foto é a versão do Pinguim de Colin Farrell. De acordo com o diretor, "ele não gosta de ser chamado assim" neste momento de sua vida. Embora ele sempre tenha sido um pouco rude e frio. Ele está envolvido em brigas de gangues e disputas de poder no submundo, mas ainda não está clara a sua importância na trama.

 

PINTURA FACIAL DO BATMAN 

Pintura dos olhos do Batman


A internet pirou com a versão de Robert Pattinson do Homem-morcego, principalmente quando ele, sem máscara, exibiu uma pintura facial escura. Os olhos pintados é algo comum a todos os atores que viveram o personagem desde 1989 por baixo da máscara. Como os buracos para os olhos da máscara não cobrem toda a pele, é com a pintura que os cineastas garantem o tom mais sombrio do visual do herói. Ele tirar a máscara e deixar o público ver isso é um toque extra de realismo.

Aliás, realismo é uma das palavras mais usadas pelo diretor para descrever o filme.

 

GANGUE DO CORINGA? 

Gangue de The Batman


Seriam esses palhaços pintados membros da gangue do Coringa? Ou outra coisa? O trailer dá vários sinais de que o Palhaço do Crime está ativo quando a história de The Batman começa, só não fica claro quem são esses caras.

Aproveitando essa cena, mais cedo no trailer ouvimos a frase: "Se você é justiça, por favor, não minta". Quando esses caras perguntam: "Quem diabos você deveria ser?", Batman chuta um deles e diz: "Eu sou a vingança". Quem aí achou que ele ia dizer "Eu sou o Batman!"?

Para quem não se lembra, a frase "Eu sou a vingança", é uma das mais famosas dos quadrinhos. Sempre que algum vilão pergunta quem ele é, Bruce Wayne diz: "Eu sou a vingança, eu sou a noite, eu sou o Batman". No filme parece que ele ainda não criou sua frase de efeito por completo. Ou seus oponentes não mereciam a frase toda, vai saber.

 

JOVEM 

Batmóvel de The Batman


Robert Pattinson assume o papel do Homem-Morcego ainda jovem. Podemos esperar um longa bem diferente do que vimos até agora, com uma versão menos sofisticada de Bruce Wayne. Reeves não quer que o filme integre o DCEU, do qual Liga Da Justiça faz parte, pois quer um longa independente e ter liberdade criativa para brincar com o personagem como quiser.

 

TEASER

No vídeo divulgado no DC Fan Dome, ao som de Something In The Way, do Nirvana, Batman se corresponde com o vilão Charada, antagonista na trama, que deixa recados ao herói em cartas enigmas com tinta vermelha ao redor de Gotham. O vídeo traz muitas cenas de luta, a Mulher-Gato (interpretada por Zoë Kravitz) e o batmóvel, além de Pattinson sem máscara. Veja o material lançado no DC FanDome:

 

BATMÓVEL REALISTA

A versão do icônico carro é a mais realista já feita no cinema. Uma conversão de um muscle car em uma máquina de combate para o cavaleiro das trevas, mas longe de ser o tanque de guerra que vimos em outros filmes. E essa temática de "poderia existir no mundo real" também vale para a armadura do herói. Abaixo vemos também uma moto, que segue o mesmo design mais pé no chão. Veja tudo isso abaixo: 

 

 

 

ESTREIA

A data de lançamento para The Batman está marcada para 1º de outubro de 2021.


Veja também: O que esperar de The Batman, longa com Robert Pattinson que ganhou teaser


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus