cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Revista acusa Tropa de Elite de fascista

    Por Da Redação
    11/02/2008

    A revista norte-americana Variety publicou uma crítica sobre o filme Tropa de Elite, de José Padilha, que estréia nesta segunda-feira (11) no Festival de Berlim para o público, falando sobre a violência exibida no longa e o chamando de fascista.

    A crítica diz que os "truculentos policiais brasileiros são elevados ao status de heróis estilo Rambo" e que o filme funciona como um "recrutamento para pensamentos fascistas".

    Não contente, a revista ainda compara o uniforme utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), retratado no filme, ao uniforme utilizado pelo Esquadrão da Morte, a polícia de elite de Adolf Hitler durante o regime nazista.

    A Variety também critica a narração do ator Wagner Moura e o movimento constante de câmera, que, segundo a revista, faz com que o filme não seja um dos possíveis vencedores do Urso de Ouro, prêmio de melhor filme do festival.

    Os ponto positivos vão só para o roteirista Braulio Mantovani, conhecido no exterior por seu trabalho em Cidade de Deus e para fotografia, que cria climas típicos de filmes militares.