Richard Griffiths, o Tio Válter da série Harry Potter, morre aos 65 anos
O ator inglês Richard Griffiths faleceu hoje (29/03), aos 65 anos, após complicações posteriores a uma cirurgia cardíaca, revelou seu agente. Ele morreu no hospital da Universidade de Coventry e Warwickshire.
Seu papel mais conhecido no cinema foi o Tio Válter da série Harry Potter. Ele também trabalhou em grandes sucessos como Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, A Invenção de Hugo Cabret, Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2, entre outros.
Daniel Radcliffe já se pronunciou ao The Guardian: "Sua presença tornava qualquer lugar duas vezes mais alegre e inteligente. Tenho muito orgulho de tê-lo conhecido".
Simon Beresford, seu agente, o descreveu como "um homem notável e um dos maiores e mais amados atores".
Griffths era filho de pais surdos, e aprendeu a linguagem dos sinais para se comunicar com eles, ainda muito novo. Seus estudos artísticos começaram em Manchester, e depois ele foi para o rádio e teatro, onde construiu uma reputação como um palhaço de Shakespeare.
Entre os prêmios do ator estão um Laurence Olivier como Melhor Ator e um Tony de Melhor Protagonista de Teatro, pela peça Fazendo História, adaptada para o cinema em 2006 com o ator no elenco, no mesmo papel.