cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    RIO 2007: Filmes brasileiros são divulgados

    Por Da Redação
    28/08/2007

    O Festival do Rio, que será realizado do dia 20 de setembro a 4 de outubro, anunciou os filmes de sua Première Brasil 2007. A programação do evento já dá indícios de que a mostra revelará grande nomes do novo cinema nacional.

    Além da seleção competitiva de longas e documentários, os brasileiros também participam das mostras Retratos e Hors Concours. Uma novidade do festival deste ano é a mostra Novos Rumos, formada por jovens diretores que estréiam seus filmes na Première Brasil.

    Dentre os filmes que se destacam na première mundial estão Estômago, de Marcos Jorge, em estágio de finalização na Itália, e o musical Maré, Nossa História de Amor, de Lucia Murat. No que diz respeito aos documentários, sobressaem-se Juízo, de Maria Ramos, que acabou de fazer sua première mundial em Locarno, na Suíça, e Andarilho, de Cao Guimarães, que faz estréia mundial na seção competitiva Horizonte, do Festival de Cinema de Veneza, antes de aportar no Rio.

    Muitos filmes da seleção competitiva fizeram carreira nos festivais internacionais. No Festival de Cannes, fizeram sucesso Mutum, de Sandra Kogut, e A Via Láctea, de Lina Chamie, que abriu a Semana da Crítica no evento. Da lista de Berlim surgem A Casa de Alice, de Chico Teixeira, e Deserto Feliz, do pernambucano Paulo Caldas, que acabou de ser premiado com seis Kikitos no 35° Festival de Gramado. O longa-metragem conquistou os prêmios de Melhor Filme do júri popular e o prêmio da crítica, além de Melhor Diretor, Fotografia, Música e Direção de Arte.