cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Roda do Tempo', da Amazon, impressiona com belos visuais e personagens cativantes

    Trama é inspirada em uma das franquias de fantasia mais aclamadas de todos os tempos
    Por Daniel Reininger
    16/11/2021 - Atualizado há 5 dias

    A nova série que promete bombar na Amazon Prime Video é A Roda do Tempo, adaptação de uma das franquias de fantasia mais populares de todos os tempos, com mais de 90 milhões de livros vendidos. 

    Ambientada em mundo fantástico onde somente as mulheres conseguem usar a magia de forma segura, a história acompanha a jornada da maga Moiraine (Rosamund Pike), que embarca em uma perigosa jornada ao lado de cinco jovens, um dos quais foi profetizado como o Dragão Renascido, destinado a salvar ou destruir a humanidade.

    Arte dos livros de A Roda do TempoReprodução

    Roda do tempo

    Roda do Tempo apresenta vários elementos de mitologias asiáticas e europeias. Além do conceito presente no hinduísmo e no budismo da "roda do tempo", que dá nome à série e tem inspiração nos conceitos metafísicos de balanço. Além de ter referências claras ao cristianismo e outras religiões monoteístas. 

    Nesse mundo, uma divindade conhecida apenas como o Criador deu origem ao universo e à Roda do Tempo, que não tem fim nem começo, ela apenas existe e tece os dias na Terra e roda graças ao Poder Único, obtido da Fonte Verdadeira, composta da energia de metades masculinas e femininas (saidin e saidar, respectivamente).

    Humanos que conseguem manipular essa força são chamados de canalizadores e a principal organização mencionada nos livros capaz disso são as Aes Sedai, organização de magia composta exclusivamente por mulheres.

    O principal antagonista da franquia é Shai'ta, uma força maligna poderosa aprisionada no momento da criação, mas libertada no mundo após um experimento mal-sucedido de Aes Sedai.

    O vilão traz seguidores para o seu lado ao prometer poder e imortalidade para aqueles que aceitam se juntar a ele. 

    A série foi adaptada para a televisão pelo produtor executivo e showrunner Rafe Judkins, que trabalha também na adaptação do filme de Uncharted.

    A protagonista Rosamund Pike atua como produtora e Harriet McDougal e Brandon Sanderson como produtores consultores. A Roda do Tempo é co-produzida pelo Amazon Studios e pela Sony Pictures Television.

    Arte de divulgação da série A Roda do TempoReprodução

    Opinião

    A Roda do Tempo é muito diferente de Game of Thrones e está mais perto de O Senhor dos Anéis em termos de narrativa, isso para comparar essa obra com outros dois grandes exemplos de histórias fantásticas famosas.

    Um jovem descobre ser o Dragão Renascido; a reencarnação de um poderoso portador de magia destinado a trazer paz ou o fim de tudo. 

    Só que neste mundo, a magia é extraída de uma 'Fonte' com uma metade masculina e uma metade feminina, mas qualquer homem que a canaliza a magia enlouquece e morre. Por isso, quaisquer homens capazes de canalizar a partir da fonte, são tratados como grandes perigos. 

    É uma reviravolta inteligente da ideia básica de um ‘escolhido’ - que deve salvar o mundo, mas se não for controlado, irá destruí-lo. Conforme o poder e a loucura dele aumentam, aqueles ao seu redor procuram ajudá-lo, influenciá-lo ou detê-lo.

    Só, não espere nenhum outro tipo de subversão. Essa franquia de alta fantasia busca inspiração nas obras de Tolkien para contar um épico longo e profundo, com algumas poucas inovações inteligentes, mas que, no fim do dia, é mais um exemplo da jornada de um herói em meio à luta do bem conta o mal.

    Os capítulos iniciais são bem simples, na verdade. Eles apresentam os personagens e os colocam em uma viagem, enquanto são perseguidos por forças do mal, algo bem Tolkiano e, até mesmo, batido.

    Por isso, a série brilha mesmo nos efeitos visuais, principalmente na hora das magias, na profundidade de seus protagonistas e no senso de camaradagem que vai surgindo entre esses personagens. Claro, as lutas são bem coreografadas e qualquer cena de ação vira um deleite para os amantes de fantasia, assim como os as belas paisagens escolhidas como cenários medievais.

    A trilha sonora também é marcante, com temas épicos e baladas encantadoras, que provam que a Amazon se esforçou para garantir a maior qualidade possível em todos os aspectos possíveis, exatamente o que era preciso para essa série se destacar.

    Bem produzida, prova ter um grande cuidado técnico para garantir uma narrativa de qualidade, porém, sua história é bem padrão em termos de roteiro, o diferencial mesmo está nos detalhes e é preciso um pouco de paciência para passar do primeiro capítulo sem querer desistir.

    Eventualmente, a série se mostra bastante empolgante e é sem dúvida uma ótima opção para quem gosta de fantasia, mas também promete agradar à todos que curtam uma história cativante ambientada em um mundo rico e detalhado.

    Elenco e personagens

    A série conta com:

    • Rosamund Pike como Moiraine
    • Josha Stradowski como Rand al'Thor
    • Marcus Rutherford como Perrin Aybara
    • Zoë Robins como Nynaeve al'Meara
    • Madeleine Madden como Egwene al'Vere
    • Daniel Henney como al'Lan Mandragoran
    • Michael McElhatton como Tam al'Thor
    • Álvaro Morte como Logain Ablar
    Cena de A Roda do Tempo, série da Amazon Prime VideoReprodução

    Assista

    A Roda do Tempo funciona e captura bem a atmosfera dos livros, capaz até de replicar os motivos da franquia ser tão apreciada: personagens cativantes, o mundo é gigantesco e a narrativa estimulante.

    Os visuais são impressionantes e essas belas imagens são cruciais para a história, além de ótimos motivos para assistir. Sem falar que algumas reviravoltas podem ser até mais intrigantes do que as de Game of Thrones, embora o foco não seja esse.  

    Esse programa prova que a Amazon sabe como fazer uma série de fantasia impressionante e capaz de intrigar tanto o público jovem quanto o mais velho. Com isso, nos deixa ainda mais ansiosos para ver a adaptação de O Senhor dos Anéis, que chega em setembro de 2022 no streaming.

    A Roda do Tempo já está na Prime Video, lançado ao mesmo tempo em mais de 240 países e territórios. Veja o trailer:

    Veja mais