Rodrigo Siqueira (Terra Deu, Terra Come)
Por Heitor Augusto
30/09/2010
Terra Deu, Terra Come
Cineclick
Grande Sertão: Veredas
Como você chegou ao seu Pedro de Alexina, o personagem principal de seu filme?
Grande Sertão: VeredasFausto
Grande Sertão
O recado do morroNo Urubuquaquá no Pinhém
Quando vocês chegaram em Diamantina?
O Negro e o Garimpo em Minas Gerais
Caramba, que viagem longa!
canyon
Como foi o primeiro contato com o seu Pedro? Você pensava em fazer um filme que falasse de um pedaço do Brasil ou só sobre o personagem?
Seu Pedro, quero voltar aqui pra fazer um filme com o senhor.
Quem sabe quando você voltar aqui você não me traz uma sanfona?
O seu Pedro entrou no seu mundo até onde dava, você entrou no dele até onde dava e em uma acomodação de acasos, deste encontro entre os dois mundos, saiu um troço. Que é único. E esse troço se deu diante da câmera
Você acha que “Terra Deu, Terra Come” existiria se não houvesse Guimarães Rosa e sua obra? Hipoteticamente, seria possível pensar no seu documentário sem ter sentido Guimarães dentro de si?
É muito difícil conseguir o que você conseguiu, um clima de naturalidade e uma clara atuação de seu Pedro pra câmera, tudo junto! Dá pra remontar esse processo de abordagem? É possível falar de um método de aproximação? Qual foi a resposta dele pra aquele bando de gente com luz, vara de boom, indo pra lá e pra cá?
E a mise-en-scène de seu Pedro?
performer
Terra Deu, Terra Come

Por que deixar só para o final a explicação de quem é seu Pedro de Alexina? Com o que você tinha filmado já estava confiante o suficiente de que não era necessário antes de chegar na ilha de edição?
Como documentarista, o que é mais difícil de filmar: a memória ou a morte? Por que?
Nas suas andanças e conversas com quem vive em Diamantina, como os mais jovens veem seu Pedro e o que representa? A tradição oral ainda reverbera na molecada?
Seu Pedro viu o filme?
Quem propôs o quê na encenação do terceiro capítulo do filme?
Em Gramado, você me disse que está começando a embarcar num filme sobre Anistia. Como você vai de algo, digamos, das raízes de um Brasil ancestral (do diamante e o oral) – sem juízo de valor nessa afirmação – para um país do agora, ou pelo menos do ontem?
Orestes – Verdade Simulada
Cineclick
Grande Sertão: Veredas
Como você chegou ao seu Pedro de Alexina, o personagem principal de seu filme?
Grande Sertão: VeredasFausto
Grande Sertão
O recado do morroNo Urubuquaquá no Pinhém
Quando vocês chegaram em Diamantina?
O Negro e o Garimpo em Minas Gerais
Caramba, que viagem longa!
canyon
Como foi o primeiro contato com o seu Pedro? Você pensava em fazer um filme que falasse de um pedaço do Brasil ou só sobre o personagem?
Seu Pedro, quero voltar aqui pra fazer um filme com o senhor.
Quem sabe quando você voltar aqui você não me traz uma sanfona?
O seu Pedro entrou no seu mundo até onde dava, você entrou no dele até onde dava e em uma acomodação de acasos, deste encontro entre os dois mundos, saiu um troço. Que é único. E esse troço se deu diante da câmera
Você acha que “Terra Deu, Terra Come” existiria se não houvesse Guimarães Rosa e sua obra? Hipoteticamente, seria possível pensar no seu documentário sem ter sentido Guimarães dentro de si?
É muito difícil conseguir o que você conseguiu, um clima de naturalidade e uma clara atuação de seu Pedro pra câmera, tudo junto! Dá pra remontar esse processo de abordagem? É possível falar de um método de aproximação? Qual foi a resposta dele pra aquele bando de gente com luz, vara de boom, indo pra lá e pra cá?
E a mise-en-scène de seu Pedro?
performer
Terra Deu, Terra Come

Por que deixar só para o final a explicação de quem é seu Pedro de Alexina? Com o que você tinha filmado já estava confiante o suficiente de que não era necessário antes de chegar na ilha de edição?
Como documentarista, o que é mais difícil de filmar: a memória ou a morte? Por que?
Nas suas andanças e conversas com quem vive em Diamantina, como os mais jovens veem seu Pedro e o que representa? A tradição oral ainda reverbera na molecada?
Seu Pedro viu o filme?
Quem propôs o quê na encenação do terceiro capítulo do filme?
Em Gramado, você me disse que está começando a embarcar num filme sobre Anistia. Como você vai de algo, digamos, das raízes de um Brasil ancestral (do diamante e o oral) – sem juízo de valor nessa afirmação – para um país do agora, ou pelo menos do ontem?
Orestes – Verdade Simulada