cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Roteiristas e produtores chegam a um acordo e evitam greve

    Por Da Redação
    06/05/2001

    Os roteiristas e produtores de Hollywood chegaram nesta sexta-feira a um acordo para um contrato de três anos, evitando uma greve que poderia ter custado US$ 6,9 bilhões dólares à indústria do entretenimento e a perda de mais de 80 mil empregos.

    A Writers Guild of America e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) anunciaram o acordo após meses de negociações e concordaram em reiniciar as negociações após o vencimento de seu contrato coletivo, em 2 de maio.

    O acordo entre os estúdios e o comitê de negociação dos roteiristas foi aceito por unanimidade. Agora, os 11.500 membros da Associação devem decidir se aprovam o novo acordo.

    Pelo acordo, os autores vão receber os lucros pelas vendas de vídeo e DVD e direitos, quando seu trabalho for divulgado pela TV a cabo e no exterior.

    Cerca de 185 mil pessoas, o equivalente a 5% da mão-de-obra ativa, são diretamente sustentados pela indústria do entretenimento de Los Angeles.

    Conhecido por sua militância, o sindicato dos roteiristas protagonizou em 1988 a greve mais cara da história do Cinema. Durou 154 dias, com uma perda de 500 milhões de dólares e atrasou o início da nova temporada da programação na TV.